quarta-feira, julho 30, 2008

acabou o tempo das barracas de praia

capelinhas e afins. vamos todos reflectir

gondomar e vila do conde


são conhecidas as ligações do major a vila do conde e mindelo em particular... nada simpaticas tendo em conta o monstro que é o "prédio do valentim*" em Mindelo ou a poluição gerada pela empresa Belamar... será que o nosso presidente tem propriedades em gondomar?

*como é conhecido localmente, e sobre o qual o ouriço já fez um pormenorizado retrato. por mim deixo aqui uma imagem das vistas do referido prédio, para não dizerem que só mostro coisas feias
“We are neither running out of energy, nor of capital, but we are running out of time and the next twenty years are critical.”

(Towards a Post-Carbon Society, Brussels, October 2007)

segunda-feira, julho 28, 2008

*antes de mergulhar, nunca depois


"Banhos desaconselhados nas praias da cidade"... chega o verao e mais uma vez vila do conde é noticia pela ma qualidade da agua do mar. quase todos os esgotos do concelho sao descarregados sem tratamento no mar ou no rio ave. e essa poluição nao desaparece obviamente. no passado dia 22 de Julho nas praias da cidade atingiu-se o valor de 12000 para os coliformes totais (o valor guia é 500).

a camara explica: "Foi uma mudança das correntes, que normalmente vão de norte para sul e que, nesta altura do ano, excepcionalmente, são de sul para norte, trazendo alguma carga poluente do Rio Ave, que afectou as praias da frente urbana". ou seja, a m... que normalmente vai ter a árvore desta vez teria ido para a cidade.

mas lamento informar que no mesmo dia a praia de árvore atingiu valores recordes: 33000 coliformes. ou seja, o problema é bem mais grave! é que a m.... está por todo o lado... e a situação não é pontual, como a camara refere. basta olhar para o gráfico acima...

mas nada de dramatismos... a etar vem ai e já em 2010! se querem conselhos... é um facto que a qualidade varia muito... de pessima a optima, mas normalmente basta uma analise visual para saber se é altura de tomar banho ou não. por isso: abram bem os olhos!*

PS. podem acompanhar a evolução aqui, ou aqui (neste caso tb para árvore)

sábado, julho 26, 2008

história velha


24 de Julho de 2008. mais um dia que fica para a história da ROM. primeiro porque foi finalmente publicado o novo regime juridico da conservação da natureza e da biodiversidade, que pode vir a enquadrar a nova área protegida, mas que acima de tudo virou uma ampulheta. a ROM é agora e pela primeira vez reconhecida no âmbito da rede nacional de áreas protegidas, mas tem dois anos para ver o novo estatuto ou (supostamente) deixa de existir (Artigo 49.º).

em segundo lugar porque teve lugar no CMIA uma mesa redonda sobre a ROM, com a participação do meu amigo VC, do ICNB, da FCUP, JF de Mindelo e Azurara (o presidente de Árvore disse-me hoje que nao foi convidado), os Amigos do Mindelo claro, e mais alguns. o meu amigo VC disse claramente "não há nada que possa impedir a classificação". o Paulo Pires do ICNB disse claramente "a bola está do lado da Câmara".

A Teresa Andresen apresentou o caminho a seguir: delimitar o dominio publico hidrico, junto ao mar e ribeiros; dialogar com os proprietários e preparar um "plano de negócios"; parar os atentados; planear cuidadosamente e de forma participada o que se vai fazer na estrada velha (a "sala de visitas" da ROM).

O presidente da JF Azurara chamou a atenção mais uma vez para a extracção de areias em Vila do Conde, feita sem regras nem justificação, e que rende mais num dia do que todo o pescado num ano.

por mim sinto-me novamente na pele do miúdo de poucos anos de vida, sentado no carro com a minha familia, a atravessar a ROM pela estrada velha, a antecipar o que o meu pai sempre fazia: desligar as luzes do carro e divertir-se com os nossos berros de terror pela escuridão selvagem. a nova classificação está supostamente para breve, assim como estava mais de um ano atrás. e daqui a dois anos antecipa-se a escuridão (ou a luz).

mas muita água ainda vai correr na ribeira do Pisco. no próximo ano há eleições e o movimento pela ROM vai participar de forma intensa e na rua. para dar votos ao Mário de Almeida ou para os retirar. a decisão não está nas nossas mãos.

quinta-feira, julho 10, 2008

Cache In Trash Out

antes

durante


depois


mais aqui

promessas...

para ver o programa Biosfera, com a ROM em destaque, clique aqui