domingo, setembro 30, 2007

I believe



Talvez nao seja mais do que uma musica pop, mas enquanto leio esta letra aterra no ecran uma formiga alada. será um sinal? acredito que sim

"Time to face what you are hiding from
Don't have to do this on your own
Together we are strong
We don't need anyone
No matter what they say the time has come

I'm ready now to start a new beginning
With all our hopes and all our dreams
And I know the stars will shine for you and for me
From the moment you believe

I know they think that I'm no good for you
But we both know that they're wrong
Together we can fight
Show everyone we're right
I don't care what they say our time has come

I'm ready now to start a new beginning
With all our hopes and all our dreams
And I know the stars will shine for you and for me
From the moment you believe

When you believe there's nothing you can't overcome
When you believe the earth is brighter than the sun
I believe

I'm ready now to start a new beginning
With all our hopes and all our dreams
And I know the stars will shine for you and for me
From the moment you believe."

segunda-feira, setembro 24, 2007


"a viagem não começa quando se percorrem distâncias, mas quando se atravessam as nossas fronteiras interiores. a viagem acontece quando acordamos fora do corpo, longe do ultimo lugar onde podemos ter casa"

depois da tempestade

veio a mais saborosa bonança de que há memória. tudo ou nada? escolhemos tudo.

sexta-feira, setembro 21, 2007

pedro macedo

nao me posso esquecer deste gajo

quinta-feira, setembro 20, 2007

mas delicia delicia, há só uma

almoço em cabreiros, mais precisamente pica no chão na companhia de coelhos e da formiga. ao final da tarde, mais precisamente ao por-do-sol, uma corridinha pela praia. cozinhar o jantar, mais precisamente uma improvisada sopa de espinafres cá de casa, tomates de s. julião, coentros e ovos escalfados. as tres delicias do dia. de resto foi só trabalhar, para o intervir+, para o vale do minho, para a reserva do mindelo. mais tres delicias. um dia bem passado.

"As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar"

Leonardo da Vinci

segunda-feira, setembro 17, 2007

sexta-feira, setembro 07, 2007

carta aberta ao primeiro-ministro

Demasiada letra
50 anos da Reserva Ornitológica de Mindelo

Parabéns Sr. Primeiro-Ministro! Ontem fez 50 anos e por isso escrevi esta carta aberta. A felicitá-lo. E a lembrar (sim, nisto sou um bocado chato) que a Reserva Ornitológica de Mindelo também fez 50 anos, uns dias mais cedo, mais precisamente no dia 2 de Setembro. Durante 24 horas seguidas os Amigos do Mindelo estiveram com a ROM: acampamento, passeio nocturno, acções de limpeza, picnic, prova de orientação... Com a participação do Centro Juvenil de Campanhã, da Junta de Freguesia de Mindelo, da associação Terra Viva e do Clube de Orientação do Minho.

No dia seguinte, como em todos os dias, prosseguimos os trabalhos de requalificação da Reserva, transformando-a, passo a passo, num espaço mais atractivo, concretizando um movimento de cidadãos único no país pela sua determinação e continuidade.

O "silêncio" da Câmara Municipal de Vila do Conde e do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB), que tinham anunciado o novo estatuto de área de paisagem protegida para esta data, é por demais ensurdecedor. Continua o permanente adiar de uma decisão que é urgente, que é preciso transformar em iniciativas concretas no terreno e não meras declarações para os jornalistas. É preciso, como a associação alertou por várias vezes, informar a população e envolver os proprietários. Inclusivamente a nova proposta de área protegida não foi discutida na Assembleia Municipal, conforme requerido pelo ICNB.

Lembramo-nos que 20 anos atrás, em 1987, foi apresentado pela Comissão de Coordenação da Região do Norte o "Plano Preliminar da Área de Paisagem Protegida do Mindelo - Vila do Conde", como reacção a um "estudo urbanístico" aprovado pela Câmara Municipal uns anos antes e que iria fazer desaparecer a ROM (nas palavras do seu fundador, o Prof. Santos Júnior). Felizmente o loteamento nunca foi concretizado, mas a nova área protegida também não. Numa conversa franca com o promotor imobiliário e patrocinador de campanhas políticas, ele confessava-me que o erro dele foi apresentar um grande projecto e não ir avançando com as casas reserva adentro, aos poucos, como outros faziam com sucesso. Afinal, eram cerca de 1500 habitações turísticas, dezenas de campos de ténis, oito piscinas e pelo menos um hotel. É, isso chamou um bocado a atenção... Disse-me também que o projecto não está no caixote do lixo, mas na gaveta, à espera de melhores dias. Disse-me que tem tempo para esperar... Mas nós também!


Projecto de autoria do Arq. Nuno Portas, para a empresa Sanfins e Pinho, Lda. (1983): “se o problema dos passarinhos fosse sério tê-lo-ia levado a sério”

Será que desta vez a ROM verá o seu novo estatuto aprovado? Ou eternamente adiado? Irá transformar-se num espaço de promoção de actividades económicas sustentáveis, turismo e lazer, e de uma actividade educativa e científica em meio natural? Ou ficará como problema que nos envergonha a todos, como referiu o presidente da Câmara?

O conceito de Desenvolvimento Sustentável foi globalizado 20 anos atrás, também em 1987, através do relatório "o nosso futuro comum" das Nações Unidas.
Fica o apelo para que a ROM e o Desenvolvimento Sustentável deixem de ser apenas letra morta, ou demasiada letra. O tempo para decidir está a esgotar-se.

Sr. Primeiro-Ministro, a ROM e os cidadãos de Vila do Conde merecem uma prenda.

(publicada no jornal O Primeiro de Janeiro)

terça-feira, setembro 04, 2007

"tesouro geológico único na AMP"


espreitem

Obs. atenção aos comentários interessantes