quinta-feira, março 27, 2008

Rede de Parques Naturais


Área Metropolitana cria rede de parques naturais
16.03.2008, Filipa Cardoso, Público

"O projecto de criação de uma Rede de Parque Naturais da Grande Área Metropolitana do Porto, desenvolvido em parceria com o Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias e Agro-Alimentares da Universidade do Porto (UP) é apresentado na quarta-feira. Uma equipa dirigida por Teresa Andresen, da Faculdade de Ciências da UP, procedeu, desde Novembro passado, ao levantamento e classificação dos sítios que vão ser abrangidos pela rede.
A serra de Santa Justa e o Mindelo são alguns dos locais que serão abrangidos pelo projecto. O estudo incluiu um inventário bibliográfico, trabalho de campo, elaboração de fichas e inquéritos, bem como a definição de um programa de acção mediante o conhecimento da tipologia dos parques (valor patrimonial e valor de oportunidade) em causa.
Na quarta-feira, serão discutidos os resultados deste estudo, assim como o modelo de gestão da rede a adoptar. De acordo com Aníbal Carneiro da Junta Metropolitana do Porto (JMP), esse modelo pretende definir uma "linguagem comum" para os parques, de modo a que estes fomentem "o lazer numa perspectiva de desenvolvimento sustentável".
Segundo a JMP, a Rede de Parques Naturais estará a funcionar no primeiro semestre de 2009. No total são 14 as autarquias envolvidas: Porto, Maia, Gaia, Valongo, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Matosinhos, Gondomar, São João da Madeira, Espinho, Arouca, Santo Tirso, Gondomar e Trofa."

Esperemos que não seja mais um projecto para a gaveta, como a estrutura ecologica do grande porto ou o plano da bacia leiteira...

3 comentários:

MT disse...

Olha que a estruura ecologica está a dar-nos muito jeito para a revisão do PDM de Valongo!

pamacedo disse...

acredito, e nao foi um trabalho totalmente em vao. mas nao teve praticamente divulgação nenhuma (nao chegou a ser publicada!) e nunca foi assumida pela regiao. o trabalho feito foi muito bom mas nao chegou a ser terminada (faltou o essencial cruzamento com os perimetros urbanos)

Rui disse...

Todas as semanas á lixo novo na reserva de Mindelo! é incrível não é! Há sempre algum gajo pronto para fod*r a natureza e meter dinheiro ao bolso.Portugueses miseráveis!
Anda toda á gente a brincar ás classificações desta Reserva ornitológica de Mindelo, enquanto um verdadeiro microparaíso vê-se em luta com as moto-4, casais amorosos, lixo ganacioso, ...