segunda-feira, abril 27, 2009
CRE Porto
está lançado, com pompa e circunstância, depois de mais de um ano de muito empenho. parece que a resposta para a questão que deixei aqui continua a ser positiva, apesar dos "velhos do restelo". é provavelmente a "coisa" mais interessante que ajudei a nascer. estou orgulhoso da minha equipa, da amp, de todos os políticos e técnicos de tantas entidades que acreditam no sonho. vamos transformar a AMP no sillicon valley da educação para o desenvolvimento sustentável!
sexta-feira, abril 24, 2009
"o tempo tem mais olhos que barriga"
mais uma época louca. quarta o dia da terra, hoje o lançamento da GLOCAL2009, segunda o lançamento do CRE Porto, na proxima semana a final das olimpiadas do ambiente. parece que vou ficar mais uns tempos por esta casa, certamente louco(a)...
Olhai para as aves do céu
"Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário?
Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta..."
Mateus 6:25/26
quarta-feira, abril 22, 2009
parecer à nova ROM
termina amanhã a consulta pública da Proposta de Criação da Paisagem Protegida do Litoral de Vila do Conde como Área Protegida de Âmbito Regional. ainda não enviaste o teu parecer??? o nosso esta aqui. se quiseres subscrever basta desembarcar
terça-feira, abril 21, 2009
ecoXXI
uma excelente iniciativa para motivar as nossas autarquias. na edição 2008/2009 concorreram 43 municipios (o processo é voluntario). à frente ficou manteigas, seguida de gaia e cascais. a povoa aproximou-se dos objectivos minimos. ainda é pouco mas valha a vontade de concorrer. o mesmo nao se pode dizer de vila do conde (com a nova ROM já ganhariam mais alguns pontos).
Etiquetas:
governança,
portugal,
póvoa de varzim,
vila do conde
domingo, abril 19, 2009
sexta-feira, abril 17, 2009
e o burro sou eu?
cada vez mais é clara a importância de se garantir a produção de alimentos. a RAN (reserva agrícola nacional) foi criada para isso mesmo, em 1989. agora o governo aprovou o Decreto-Lei n.º 73/2009 que na prática veio acabar com esta salvaguarda (ver aqui e aqui). o melhor mesmo é sermos rápidos a visitar locais como o vale do coronado que deixarão de existir muito em breve, apesar do excelente movimento de cidadania que por lá anda. e começarmos a fazer como o burro, criando o hábito de não comer...
PS. valha-nos a crise!
Etiquetas:
agricultura,
cidadania,
governança
quarta-feira, abril 15, 2009
sábado, abril 11, 2009
quinta-feira, abril 09, 2009
Romance de Vila do Conde
Vila do Conde, espraiada
Entre pinhais, rio e mar!
- Lembra-me Vila do Conde,
Já me ponho a suspirar.
Vento Norte, ai vento norte,
Ventinho da beira mar,
Vento de Vila do Conde,
Que é a minha terra natal!
Nenhum remédio me vale
se me não vens cá buscar,
Vento norte, ai vento norte,
Que em sonhos sinto assoprar...
Bom cheirinho dos pinheiros,
A que não sei outro igual,
Do pinheiral de Mindelo,
Que é um belo pinheiral
Que em Azurara começa
E ao Porto vai acabar...
Se me não vens cá buscar,
Nenhum remédio me vale
Nenhum remédio me vale,
Se te não posso cheirar...
Vila do Conde espraiada
Entre pinhais, rio e mar!
- Lembra-me Vila do Conde,
Mais nada posso lembrar.
Bom cheirinho dos pinheiros...
Sei de um que quase te vale:
É o cheiro da maresia,
- Sargaços, névoas e sal -
A que cheira toda a vila
Nas manhãs de temporal.
Ai mar de vila do Conde,
Ai mar dos mares, meu mar!
Se me não vens cá buscar,
Nenhum remédio me vale,
Nenhum remédio me vale,
Nem chega a remediar
Abria de manhãzinha,
As vidraças par em par.
Entrava o mar no meu quarto
Só pelo cheiro do ar.
Ia à praia e via a espuma
Rolando pelo areal,
Espuma verde e amarela
Da noite de temporal!
Empurrada pelo vento,
Que em sonhos ouço ventar,
Ia à praia e via a espuma
Pelo areal a rolar...
Vila do Conde espraiada
entre pinhais, rio e mar...
José Régio
a anedora do ano
não sei qual eleger como a melhor de entre tantas da entrevista de AS ao terras do ave. se a parte de "é importante que se diga que lá não há bichos nenhuns, porque não existe nada para comer. vão comer o quê? só se for areia e chorões". se a parte de "não falta lixo na reserva ornitológica de mindelo" (tendo em conta os responsáveis por grande parte dele). se a parte de que a a ROM "está completamente salvaguardada" no projecto imobiliário que tem para a ROM (que eu mostrei aqui). se a parte de "entrou a politica no meio e quando entra a politica estraga-se tudo" (ou resolve-se... depende dos ventos). se a parte de "existe raiva e maldade" (de quem??). se o enorme destaque dado a esta entrevista, sem contraditório (percebe-se bem a nova politica do jornal com o CM à frente... tb não seria de esperar outra coisa). não... para mim a grande anedota, da qual não sei se hei-de rir ou chorar, é mesmo "proprietários da Reserva de Mindelo vão para a justiça"... conhecendo nós o historial de alguns destes proprietários com a justiça. esta é mesmo a frase do ano. estou certo que por este caminho irão, mas não como vitimas.
terça-feira, abril 07, 2009
segunda-feira, abril 06, 2009
quinta-feira, abril 02, 2009
um dia sem carro
finalmente são assinados hoje os protocolos para melhoria da qualidade do ar na região norte. vila do conde apresenta a situação mais grave. eu por mim já dei o meu contributo. troquei de carro e reduzi as emissões de CO2 em mais de 60% (!), bem como os consumos e ainda mais as emissões de partículas e outros poluentes, já que passei de gasóleo para gasolina. espero que a próxima redução seja de 100%!
PS. o meu velhinho "tractor" (na foto) fez nos últimos 12 anos uma média anual de 18.000km, ou seja, cerca de 50km/dia! outro valor que espero reduzir para, pelo menos, metade!
Etiquetas:
clima,
pessoal,
vila do conde
cabo da boa esperança
a minha previsão para a classificação final do grupo, feita antes dos últimos jogos. depois, tudo dependerá dos resultados dos restantes segundos lugares, para saber se Portugal poderá disputar o play-off
Pontuação total casa fora
Dinamarca 22 11 11
Portugal 19 8 11
Suécia 18 11 7
Hungria 14 8 6
Albânia 6 4 2
Malta 1 1 0
Pontuação total casa fora
Dinamarca 22 11 11
Portugal 19 8 11
Suécia 18 11 7
Hungria 14 8 6
Albânia 6 4 2
Malta 1 1 0
Subscrever:
Mensagens (Atom)