sexta-feira, março 04, 2005

Areeiros



Entretanto muita tinta continua a correr sobre o assunto... os vários pareceres e relatórios elaborados (LNEC, Parlamento...) concluiram que a principal causa da queda da ponte foi a extracção das areias.

Em Março de 2004 os familiares das vítimas desistiram das acusações contra os areeiros (!!!). Poucos dias depois o juiz de instrução Nuno Melo opta por não pronunciar nenhum dos 29 arguidos no processo e os familares ficam revoltados (???).

Entretanto o Tribunal da Relação do Porto revogou a decisão de arquivamento do processo e faz sentar no banco dos réus os técnicos da ex-JAE e os responsáveis da ETCLDA. De fora ficam as empresas de extracção de inertes. O advogado deles comenta que os areeiros “não poderiam ser responsabilizados por um dever de fiscalização que não lhes competia”. Por outras palavras, como não havia fiscalização, foi "fartar vilanagem". A partir de agora os culpados são os polícias, porque não impedem os assaltos, e não os assaltantes...
Relativamente a esta questão, e ao contrário de outros momentos, o Presidente da Câmara de Castelo de Paiva mostrou-se particularmente discreto...

Mas vamos ser justos. Com toda a probabilidade os areeiros respeitaram sempre os limites impostos e nunca suspeitaram que a sua actividade pudesse ter qualquer impacto. Para termos certezas basta ir visitar a Reserva Ornitológica de Mindelo, onde os mesmo areeiros continuam a trabalhar.

Sem comentários: