sábado, outubro 15, 2005

Pequeno demais...

... ou será que o mundo à minha volta é que era grande??? Parece que tenho uma geração própria... todos à minha volta são bastante mais velhos, estão noutra onda que tento acompanhar mas que me resiste...



a começar pelos irmãos...



... pelos primos (olá avó! olá jinho! olá cláudia!)



e acima de tudo pelos vizinhos (olá a todos, Novitch, Jinho, Paula e Paulo, Nanducha, Anita, Nini, Sãozinha, Lau e Manuela!)...

em síntese, não tenho ninguém com quem brincar... os outros é que brincam comigo como se fosse uma curiosidade, nem sequer uma mascote, apenas um brinquedo, com mais ou menos sadismo conforme a disposição (reparem nas expressões!!!)... sim, sim, gostam muito de mim, é um facto... mas a comunicação é impossível...
ei! anybody out there?! hello???!



... no meio desta malta só mesmo à pistola para me defender
(hoje faço 4 anos)...



... e no meu quinto aniversário não parece que a coisa tenha melhorado (aliás, é algo que me acompanha durante muito tempo... na praia em Mindelo, nas passagens de ano... colado aos amigos dos irmãos... acabei por crescer isolado e rápido, tentando perceber aquele mundo estranho sem nunca entender o meu próprio por falta de "semelhantes"...)

Irmandade




Bem, vamos a alguns dados biográficos:

Pedro Adélio Costa Macedo
Nascido a 05-05-1973, pelas 23h, no quarto n.º 208 da Ordem da Trindade
Pesava 3,2kg e media 53cm (com 21 dias)
(na fotografia acima com 1 ano e 4 meses)

irmão de (na imagem):
Paulo Adélio Costa Macedo
Nascido a 22-02-1967
Paula Clara Costa Macedo
Nascida a 25-09-1970

filho de:
Adélio de Oliveira Macedo
Nascido a 15-03-1939, em S. Pedro de Rates (Póvoa de Varzim)
Maria Clara de Sequeira e Costa de Oliveira Macedo
Nascida a 01-10-1942, no Porto

que me conceberam no dia 13-8-72, segundo reza a lenda, na Serra da Estrela: "Senti o céu se abrir, os sinos tocar, a vida começar!"

sexta-feira, outubro 14, 2005

Micro e macro




Mas é na água que se faziam as verdadeiras descobertas (hoje, como sempre, o frio desperta para a vida), mais precisamente nas "pocinhas"...

(micro mundo vivo)
(mar imenso)






Sozinho é que se está bem?

Partida à descoberta



Sempre determinado, sempre cauteloso... com a certeza de que no meio do deserto branco haveria sempre de encontrar alguma coisa para brincar...

E finalmente o mundo...




Nascido no Porto por circustância, com morada em S. Mamede de Infesta (Matosinhos), foi na casa de férias no Mindelo que comecei a descobrir o mundo...

Análise Biográfica - Primeiras sensações



E pronto... estou cá fora (e o meu pai nem desmaiou nem nada). A relação com a minha mãe ficou logo definida para toda a vida... apertos e mais apertos... excesso de zelo e mimo... (mãe, não me estou a queixar! afinal, mãe é mãe...). Como poderia eu conseguir/querer fugir a estes (a)braços tão fortes?

Análise Biográfica - Ainda na barriga



OK, esta não é ainda uma memória minha... ou será que sim? Mas comecemos pelo início. Neste momento estou na barriga da minha mãe... ao lado do meu irmão Paulo, 6 anos mais velho do que eu. A minha irmã Paula, três anos mais velha, será apresentada em breve... (alguns comentários ficam reservados para a minha mentora, sorry... isto afinal é a internet, né?? mas se me pagarem um copo...)

Análise Biográfica - prólogo

Ao som do jazz de Diana Krall, dou o primeiro passo de uma longa caminhada chamada "análise biográfica". Irei reviver todas as minhas memórias, desde o primeiro dia... estás convidado(a) a acompanhar o processo... não é que eu veja muito interesse, para além do meu próprio (ficar a conhecer-me melhor) e o da minha mentora da análise, que me está a usar como cobaia dos seus conhecimentos recém adquiridos (cá vai Fátima, estás pronta?).

Bicicletada (quase) noctuna






Praia de Mindelo ao cair da noite, acompanhando os primeiros sinais do Outono...

Castanhas assadas ao Sol



Devo dizer que mesmo eu, um ambientalista convicto, fiquei deveras surpreendido! Acabei de assar castanhas no forno solar e ficaram particularmente deliciosas (tenho testemunhas).

Colocado o forno ao sol, foi só esperar 2 horas. Ficaram exactamente como que assadas no forno (com casca estaladiça e saborosas) com a única diferença que não gastei nenhuma energia. Bem, se o pessoal da EDP for todo à vida com a gripe das aves, graças aos castanheiros das redondezas e já que sol não falta, não morrerei à fome!!!

segunda-feira, outubro 10, 2005

E para o Grande Porto...



Analisando os resultados dos candidatos vencedores (basicamente não houve mudanças...) verifica-se uma queda muito significativa do Fernando Melo e do Macedo Vieira, bem como do Guilherme Pinto (face ao Narciso Miranda) e uma subida do Rui Rio. Apesar de uma pequena descida, o Valentim Loureiro é agora o grande campeão. Todos irão governar com maioria absoluta...

E para Mindelo...

Na eleição para a Junta (a cores) e esquecendo desta vez a abstenção... a queda muito significativa da coligação PSD/CDS deve-se obviamente em grande parte ao PND, que surge como uma força partidária "de respeito"... mas a votação do PS ainda assim é superior à soma PND + PSD/CDS. O BE obtém uma votação superior à da CDU.
Nas colunas sem cores é indicada a votação em Mindelo para a Câmara Municipal... neste caso a maioria vai para o PSD/CDS. De facto o "efeito Cardoso" é muito significativo...

Os resultados como eles são em Vila do Conde

Vitória arrasadora para o PS, com subida face a 2001
Abstenção é a "segunda força partidária" mas com queda significativa
PSD/CDS mantém-se
CDU idem
BE duplica votação

domingo, outubro 09, 2005

E o vencedor é.....

Mindelo: Cardoso (PS)

programa vencedor

Câmara, em Mindelo: Santos Cruz (coligação PSD/CDS)

sábado, outubro 08, 2005

Previsões para as eleições

http://pam.home.sapo.pt/imagens/eleicoes.jpg

ATENÇÃO!!! Siga a ligação por sua própria conta e risco. Não nos responsabilizamos pela sua reflexão.

Pura futurologia matemática... não reflecte as minhas expectativas nem os meus desejos, apenas as minhas brincadeiras com os resultados das eleições desde 1997. Fiz umas contas e cheguei a este resultado... vamos a ver se fico longe da realidade ou se tenho carreira como bruxo. Não é baseado em inquéritos ou sondagens e definitivamente não é propaganda.
Fica aqui o desafio a outros bruxos da praça... apresentem as vossas previsões e vamos fazer apostas. Ganha quem tiver a menor soma dos valores absolutos das diferenças entre as previsões e a realidade, para os 4 partidos.

quinta-feira, outubro 06, 2005

Primeiro e último debate?


(texto escrito para o Terras do Ave a propósito do debate com os candidatos à Câmara)

As campanhas eleitorais são momentos ruidosos. Tão intensos que quase ocultaram três acontecimentos recentes verdadeiramente notáveis em termos ambientais na nossa região. Um foi a inauguração da nova Central de Compostagem da LIPOR. Grande parte do nosso lixo vai deixar de ser queimado para ser transformado em fertilizante. Pelo impacte que vai ter, e mesmo pela sua qualidade em termos tecnológicos e estéticos, está para o ambiente como a Casa da Música está para as artes. O segundo foi a inauguração da linha amarela do metro. Em menos de 15 minutos fui do pólo universitário até ao centro de Gaia, num veículo de luxo. Numa região onde tantos dramas diários estão relacionados com a travessia do Douro, merecia melhor destaque.
O terceiro acontecimento foi justamente o exercício notável de democracia traduzido no conjunto de debates organizados por 10 organizações não governamentais independentes com os candidatos às Câmaras de Marco de Canavezes, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia. O nosso Concelho fechou este ciclo no passado Sábado e posso dizer que foi o debate que correu melhor. Primeiro porque estavam presentes todos os candidatos, que assim deram provas de espírito democrático. Foi a única vez que se encontraram todos “ao vivo” para um debate construtivo de ideias e acho que o objectivo foi atingido. Em segundo lugar porque o público aderiu em peso e com grande civismo. Se tivesse pedido para se retirarem todos os ambientalistas activos e os militantes das várias candidaturas, ainda assim a sala continuaria cheia.
Foram duas horas em que especialistas colocaram questões sobre urbanismo, biodiversidade, agricultura ou cidadania. Não cabe aqui neste espaço tecer considerações sobre todas as respostas.
Não posso contudo deixar de falar sobre a Reserva Ornitológica de Mindelo, para esclarecer duas conclusões fundamentais do estudo realizado pela Universidade do Porto, por encomenda da Câmara Municipal. Quanto ao interesse da área, ficou provado que é mais do que local, regional ou nacional. É universal! Existem aqui espécies que não existem praticamente em mais local nenhum do mundo. Já para não falar do “carácter pioneiro” ou do “notável património de prática de educação ambiental e participação das populações”. Outro assunto é a questão da classificação da área e da melhor forma de a gerir. Aí o estudo é taxativo: “defende-se a criação de uma Área de Paisagem Protegida” (que legalmente implica um pedido de classificação por parte da Câmara) e considera-se fundamental que a sua gestão seja “assegurada pela administração local (em concreto, pela Câmara Municipal de Vila do Conde), em articulação com a administração central e com a Universidade do Porto”.
Chegou a hora de avançar. A entrega de um pedido de classificação para a ROM deverá ser a primeira acção a desempenhar pelo futuro presidente de Câmara. Para acabar de vez com o clima de indefinição que está a fomentar toda a política, literalmente de terra queimada, que está no terreno.
E para que daqui a quatro anos não optemos por projectar o filme deste debate (em que todos os candidatos defenderam a importância da área), em lugar de realizar um novo para discutir outros temas.
Uma última referência às questões do público. Não houve tempo para responder a todas, mas foram transcritas e enviadas para os candidatos. Se as respostas chegarem em tempo útil serão colocadas em http://www.amigosdomindelo.pt/, juntamente com os restantes elementos lá colocados sobre as propostas dos candidatos.
Está expresso na Constituição da República Portuguesa: o Estado de direito ambiental é um Estado democrático, que se constrói com o envolvimento e a participação dos cidadãos. No próximo dia 9 vote com consciência… ecológica.

domingo, outubro 02, 2005

A Praxe: Um Cancro no Seio da Universidade


Ora que belo texto encontrei no Terras do Ave. Parabéns ao Luis e ao Nuno. Vasculhei nos meus arquivos e encontrei este cartaz que andei em tempos a distribuir pela FEUP juntamente com uns amigos... belos tempos. Já agora fica a sugestão, assinem o manifesto.

Ordem dos Engenheiros



Se quiseres saber porque nao gosto da Ordem dos Engenheiros, segue este link. Sei lá, apeteceu-me pegar com eles... cambada de burocratas desagradáveis.