segunda-feira, julho 28, 2008

*antes de mergulhar, nunca depois


"Banhos desaconselhados nas praias da cidade"... chega o verao e mais uma vez vila do conde é noticia pela ma qualidade da agua do mar. quase todos os esgotos do concelho sao descarregados sem tratamento no mar ou no rio ave. e essa poluição nao desaparece obviamente. no passado dia 22 de Julho nas praias da cidade atingiu-se o valor de 12000 para os coliformes totais (o valor guia é 500).

a camara explica: "Foi uma mudança das correntes, que normalmente vão de norte para sul e que, nesta altura do ano, excepcionalmente, são de sul para norte, trazendo alguma carga poluente do Rio Ave, que afectou as praias da frente urbana". ou seja, a m... que normalmente vai ter a árvore desta vez teria ido para a cidade.

mas lamento informar que no mesmo dia a praia de árvore atingiu valores recordes: 33000 coliformes. ou seja, o problema é bem mais grave! é que a m.... está por todo o lado... e a situação não é pontual, como a camara refere. basta olhar para o gráfico acima...

mas nada de dramatismos... a etar vem ai e já em 2010! se querem conselhos... é um facto que a qualidade varia muito... de pessima a optima, mas normalmente basta uma analise visual para saber se é altura de tomar banho ou não. por isso: abram bem os olhos!*

PS. podem acompanhar a evolução aqui, ou aqui (neste caso tb para árvore)

1 comentário:

Séforis disse...

Olha, nem de propósito. Tenho ido nadar para as praias de vila do conde e, ao contrário do conselho que deixas, antes de entrar na água fecho sempre os olhos e aguardo uns minutos para que me parem de me tremer as pernas, depois de mergulhar é que os abro :-))