terça-feira, agosto 22, 2006

Amigos do Mindelo e Autarquia de "costas voltadas"

Uma questão fundamental, embora retórica, persegue-me desde o momento em que li este fantástico artigo publicado no ainda mais fantástico Jornal de Vila do Conde, um jornal isento e apartidário, como todos sabemos:

Serei eu um político???

Após muita reflexão, conclui que não. Afinal, eu faço contas à vida, percebo de economia e tudo, mas não é por isso que sou economista. Não "ganho a vida" a fazer isso.

Mas é certo que contribuo para a política, no conceito erudito do termo. Afinal, lidero uma associação ambientalista, que, mais do que óbvio, tem em síntese duas formas legitimas de actuar, através da vertente técnica e da vertente política. Esta última inclui a possibilidade de emitir juízos e opiniões sobre as politicas definidas pelas autarquias, pelo poder central, etc, etc.

Aliás, ainda hoje estive a responder, enquanto ambientalista, a um inquérito da Comissão Europeia no âmbito da revisão da política europeia de ambiente. Uns percebem a importância de se recolherem contributos, outros não. O nosso "atraso" relativamente à Europa em geral é bem mais cultural do que económico...

Mas não se confunda politica com politica-partidaria. Isso são coisas bem diferentes.
Nunca estive ligado a nenhum partido. Já votei numa série deles, conforme as circunstâncias.

Na associação dos amigos do mindelo trabalhamos com todos os partidos, desde que isso contribua para a defesa do ambiente. Já interagimos com o bloco de esquerda, os verdes, com o CDS, com o PND, o PS ou o PSD. Nos vários órgãos da associação existem pessoas ligadas a vários partidos, incluindo o partido socialista de vila do conde, como certamente a câmara bem sabe. Se calhar é isso mesmo que a incomoda.

De resto, fica o "bom humor" do artigo... pessoalmente acho especial piada aos supostos projectos que gostava que a câmara me adjudicasse. Quais serão? Nunca me passou pela cabeça apresentar nenhum...

Digamos em abono da verdade, nada como um ataque destes para melhorar a nossa credibilidade e providenciar "publicidade gratuita". Temos recebido várias inscrições de novos associados, contactos de pessoas que querem colaborar, votos de "solidariedade" de quem foi vitima do mesmo... pessoalmente durmo bastante mais descansado do que quando era considerado uma das personalidades do ano pelo mesmo jornal, na esperança vã de que bastaria passarem a mão pelas costas para terem todos os supostos "favores" que procuram.

Não, senhores, continuaremos a dizer o que tem que ser dito. Preferindo sempre a vertente técnica, mas não nos coibindo de dar o nosso veredicto politico sempre que a gravidade das situações o impõe.

"Em síntese, continua a ser negada aos Vilacondenses a qualidade de vida e a gestão sustentável do seu território."

Não era uma boca. Era uma conclusão simples de tudo o que se está a passar no litoral e em especial na reserva do mindelo. Não era destinada (apenas) à Câmara, mas esta preferiu enfiar as carapuças todas.

"Sem mais comentários. Tudo está bem percebido..."

Pedro

PS. Serei eu um protagonista??? SIM
Protagonistas e protagonismo nunca são demais, em especial em Vila do Conde, em especial na área do ambiente. Fazem tanta falta...

2 comentários:

Anónimo disse...

5 vivas aos ambientalistas de Mindelo!

pamacedo disse...

eh eh... vá lá, paula. tu és suspeita

:)