quinta-feira, novembro 30, 2006

ora bem

se este faz lembrar o....


este faz lembrar o....

viva o asfalto!


hora de ponta... saio da escola a pensar na fila interminavel que vou enfrentar na VCI e depois na avenida AEP... sempre o mesmo... mas, pera ai, a nova VRI! indecisao, indecisao... onde ou entrar? em s. mamede, na A3?? escolho a N13... grande auto-estrada! ja hoje de manha tinha experimentado. tanto asfalto... 4 faixas, quase sem carros... cruzo os lugares da minha infancia, leça do balio, fonte dos alhos, agora cobertos de maravilhoso asfalto. que espectaculo! 20 minutos, calmamente, de mindelo à asprela, sempre sem parar, sem portagens. esquece o metro! aquela coisa manhosa que pára quando chove, em que se tem que ir a pé, que demora 3x mais do que ir de carro... estou solidario com os velhores que atiraram o carro para a linha como protesto contra os ordenados dos administradores e nossos autarcas. e decido. metro nunca mais! abaixo os transportes publicos que se enchem de assaltos, de gangs e de politicos. agora nao largo mais o meu carro. agora sim, qualidade de vida! viva o asfalto! viva a VRI!

PS. a unica chatice é mesmo ter que escolher entre as dezenas de alternativas rodoviarias que agora tenho...

tertúlia de vinhos


quem quer ir logo a uma tertúlia privada dos amigos do mindelo?

ecoaldeias


é bom descobrir que o conceito está a alastrar em Portugal... parece que quando chegar a minha reforma (para breve) já nao terei que procurar muito...
PS. clique na imagem para saber mais

compostao em acção


a rita e o pedro cordeiro foram os primeiros a aderir... a maior campanha de compostagem do pais está em acção, em mindelo, numa casa perto de si

quarta-feira, novembro 29, 2006

agora em filme

numa praia perto de si...
http://www.youtube.com/watch?v=wC0ty-gS3nQ

24:

- até onde estás disposto a ir?
- até onde for preciso (JB)

já na net

o nosso novo boletim, em distribuição em mindelo, em todas as casas e mais algumas... (tiragem de 4000 exemplares)

praia de mindelo, hoje


é um espectáculo, não é? gosto mesmo desta praia...
a CM e a CCDR devem sentir-se orgulhosas...

digam adeus ao litoral


como ambientalista, já vi muita desfaçatez. mas nada como este processo de revisão do plano de ordenamento da orla costeira. preparam-se para acabar de vez com as poucas limitações a construções em zonas ameaçadas pelo mar. na pratica já era possivel fazer tudo em "zonas de risco" (previstas nos PDM), agora será possivel fazer tudo em enormes areas da "barreira de protecção"... cai o ultimo (fragil) dique que nos impedia de ter um litoral novamente de total coboiada, onde "vale tudo". que vergonha tenho desta regiao (sim, porque isto é um processo muito proprio do pooc caminha-espinho, garantido pela sofreguidao e falta de visao dos nossos autarcas e total conivencia da CCDR Norte, para nao dizer mais).
a que se soma a frustração de ter feito parte da comissao de acompanhamento, eleito pelas ONGA, de ter lutado contra isto desde o inicio, e de ter visto todos os alertas e denuncias sempre ignorados, contra todas as perspectivas de participação e concertação previstas na lei. digo-vos uma coisa muito seria, podem fazer ctrl+c: se aprovarem estas alterações ao POOC vao levar em cima com todo o tipo de processos legais e só descansarei quando estiverem alguns na cadeia, bem longe do mar.

loucura (4)

o mundo virado ao contrário

terça-feira, novembro 28, 2006

vale do minho



jurei. se o futuro sustentável não tivesse resultados, iria mudar de área, abandonando o sonho de construir uma democracia participativa através das agendas 21 e processos similares. neste momento o projecto está num impasse, em grande parte devido ao meu amigo VC. hummmm.... o que fazer?
tendo em conta que:
- o futuro sustentável na realidade já obteve resultados muito interessantes em termos de estratégia ambiental e articulação regional
- apesar de "parado" não foi enterrado
- não faria sentido tomar decisões baseadas em influencias do meu amigo VC (para isso não sairia de casa)
decidi manter-me no activo e começar de novo. isto tudo para fazer o introito ao meu novo projecto, as Agendas 21 do Vale do Minho. VN Cerveira, Valença, Monção, Melgaço e Paredes de Coura. começou no dia 27 de outubro e termina no final de 2007. em formato de pós-graduação, assumo (com os meus colegas) a formação/consultadoria junto de 20 pessoas lindas das 5 camaras, da adriminho, da ccdr, da draedm, da uniao empresarial, adere-pg, associação florestal, comunidade intermunicipal, eprami, etc. vereadores e tecnicos superiores de ambiente, cultura, educação, ordenamento, consultores, assessores, secretarios, etc etc... um grupo com enorme diversidade e potencial para salvar o mundo. eles serao os responsaveis por levar a bom porto este projecto. por mim, lá estarei para ajudar, todas as semanas, até final de 2007.

loucura (3)


já perdi 2 irmãos. perdi o amor da minha vida. mas sabem o que mais? já vivi muito e bem. sou um afortunado. mas fiz por merecer a sorte que tenho. tenho muitas e belas historias para contar. e sabem o que mais? digam o que disserem, sou um gajo muito fixe. e esta hem?

segunda-feira, novembro 27, 2006

loucura (2)


passo o tempo a sonhar com uma mulher que só existe na minha cabeça... aliás, em cada átomo do meu corpo. que não me deixa dormir, que não me deixa respirar. preciso de acordar deste pesadelo, desta utopia, libertar-me deste amor que não existe. encontrar-me. insultar-te. insultar-me. perdoar-me. perdoar-te. chorar. gritar. vir à superfície. estou fechado numa cela que se afunda lentamente no mar alto. na escuridão dos meus pensamentos. na tristeza da minha vida desperdiçada. preciso de te ver. preciso de encarar a realidade. não. preciso de te amar. preciso de lutar. preciso de mais uma vez sentir a tua carne na minha. preciso de ti, junto a mim. não. preciso de ti longe de mim. noutra dimensão, noutra vida. preciso que nunca tenhas existido. preciso de te esquecer. mas isso seria deixar de existir. ou viver de novo?

orgasmo global... pela paz

"A proposta da organização Global Orgasm é claríssima: Vamos todos contribuir para a paz mundial através do prazer. Ao mesmo tempo"

dia 22 de Dezembro



e a propósito, algumas sugestões para as mulheres

Aquecimento global (13)

"Um futuro com zero emissões de CO2"
um blog do meu amigo Pedro Santos, a acompanhar de perto

loucura



estou cada vez mais louco, apenas de quando em quando consigo ter breves e lucidos vislumbres de toda essa loucura, e assusto-me terrivelmente. sao instantaneos de lucidez felizmente cada vez mais raros.

amigos

gostei muito de partilhar a tarde e as historias de cuba convosco (bety, nuno e nuninho, joao, catarina e alicinha, lena e sol, ricardo e sofia, paula e beta). em breve irei tb partilhar aqui algumas coisas de cuba, para os meus amigos virtuais :)
os verdadeiros amigos sao cada vez mais raros... felizmente penso que nunca tive amigos com a qualidade que tenho hoje em dia. com o passar do tempo uns desaparecem, outros surgem, vai-se percebendo quem quer partilhar ou quem quer apenas ter encontros sociais, de quando em quando, de acordo com a sua (pouca) disponibilidade de agenda e os seus humores, quem aparece nos maus momentos, e os que querem apenas sorrir amarelo. nao faço uma lista de (verdadeiros) amigos porque poderia ferir algumas susceptibilidades e, além do mais, seria desnecessário. sao poucos mas sao bons. e sabem que somos amigos.

leite

poizé, incrivel... tenho milhares de vacas num raio de poucos km à volta de minha casa, tenho a maior fabrica de lacticinios da peninsula iberica, e vejo-me "obrigado" a comprar leite da galiza porque cá nao existem produtores biologicos... ouçam a isabel barrote!

quinta-feira, novembro 23, 2006

ROM e Bravos do Mindelo


A caminho de Cuba (tema de próximos posts) entretive-me no aeroporto de Madrid a consultar guias sobre Portugal. Descobri estas duas lindas citações sobre os Bravos do Mindelo e a Reserva Ornitológica de Mindelo (clicar nas imagens para ampliar). Estas guias reservam-nos cada surpresa... ofereço um prémio a quem colocar aqui as referências à ROM constantes do famoso "Guia de Portugal" de Raúl Proença, ed. Fundação Calouste Gulbenkian.

adivinha


o que é que a eco-tech, a empreenda'06, a Net, dunas e pneus têm em comum?

«Apagão» interrompe conselho de ministros da Energia

"Um corte de electricidade interrompeu, durante quase uma hora, o Conselho de Ministros da Energia da UE, em Bruxelas, que tinha como objectivo analisar o «apagão» que afectou vários países europeus no passado dia 4 de Novembro"

pra já até tem piada... mas tenho o pressentimento de que se vai repetir muitas vezes...

hotel e talassoterapia


boa... mais um empreendimento em cima do mar ("Área de Protecção Costeira")... é isto a nossa estratégia de gestão sustentável do litoral, num contexto de subida do nível das águas e de aumento da erosão costeira, que já é dos mais elevados da união europeia??? deve ser para fazer tratamentos com recurso a salmonelas.
iremos investigar o assunto. alguém quer dar alguma ajuda?

biodiversidade na Europa


uma boa notícia: Alemanha, Portugal e Eslovénia, os próximos 3 países a liderar a União Europeia, prepararam uma agenda comum, que irá vigorar de Janeiro de 2007 a Junho de 2008.
Boa notícia por ser um bom exemplo de articulação (evitamos ter 3 agendas dissonantes de 6 meses cada uma) e porque uma das grandes prioridades é parar a perda de biodiversidade. Mais aqui

o profeta do castigo divino


o livro que comprei ontem e comecei a ler... já estou "apanhado"... tem uma particularidade interessante: é narrado pelo próprio diabo (faz lembrar "As Intermitências da Morte" do Saramago). Era fã do jornalista e blogger, parece que vou ficar fã do romancista...

quarta-feira, novembro 22, 2006

Mulheres


20 em cada 100 raparigas portuguesas acha normal ser agredida pelo namorado (estudo da Universidade Lusófona e tema de campanha da Amnistia Internacional)

Não é normal!

leituras recomendadas:
  • De Mulher para Mulher (Rede Portuguesa de Jovens para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens)


Sobre as mulheres da minha vida e os muitos prazeres (e agressões) trocados... enfim... não caberia no Blog. Fica o meu imenso Obrigado (e pedido de Perdão)!

PS: O dia 25 de Novembro é o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres

caxinas


problemas ambientais e sociais identificados com a participação da população. residentes nas caxinas constróem mapa de necessidades, com bolinhas e ajuda dos ecoclubes.
mais informações aqui

OK, não resisto

Um político está andando tranquilamente quando é atropelado e morre.
A alma dele chega ao Paraíso e dá de cara com São Pedro na entrada.
- "Bem-vindo ao Paraíso!", diz São Pedro.
- "Antes que você entre, há um probleminha. Raramente vemos políticos por aqui, sabe, então não sabemos bem o que fazer com você."
- "Não vejo problema, é só me deixar entrar", diz o político.
- "Eu bem que gostaria, mas tenho ordens superiores. Vamos fazer o seguinte: você passa um dia no Inferno e um dia no Paraíso. Aí, pode escolher onde quer passar a eternidade.”
- "Não precisa, já resolvi. Quero ficar no Paraíso” diz o político.
- "Desculpe, mas temos as nossas regras. "

Assim, São Pedro o acompanha até o elevador e ele desce, desce, desce até o Inferno.
A porta se abre e ele se vê no meio de um lindo campo de golfe. Ao fundo o clube onde estão todos os seus amigos e outros políticos com os quais havia trabalhado.
Todos muito felizes em traje social.
Ele é cumprimentado, abraçado e eles começam a falar sobre os bons tempos em que ficaram ricos às custas do povo.
Jogam uma partida descontraída e depois comem lagosta e caviar.
Quem também está presente é o diabo, um cara muito amigável que passa o tempo todo dançando e contando piadas.

Eles se divertem tanto que, antes que ele perceba, já é hora de ir embora.
Todos se despedem dele com abraços e acenam enquanto o elevador sobe.
Ele sobe, sobe, sobe e porta se abre outra vez. São Pedro está esperando por ele.

Agora é a vez de visitar o Paraíso.
Ele passa 24 horas junto a um grupo de almas contentes que andam de nuvem em nuvem, tocando harpas e cantando.
Tudo vai muito bem e, antes que ele perceba, o dia se acaba e São Pedro retorna.
- " E aí? Você passou um dia no Inferno e um dia no Paraíso. Agora escolha a sua casa eterna." Ele pensa um minuto e responde:
- "Olha, eu nunca pensei... O Paraíso é muito bom, mas eu acho que vou ficar melhor no Inferno."
Então São Pedro o leva de volta ao elevador e ele desce, desce, desce até o Inferno.

A porta abre e ele se vê no meio de um enorme terreno baldio cheio de lixo.
Ele vê todos os amigos com as roupas rasgadas e sujas catando o entulho e colocando em sacos pretos.
O diabo vai ao seu encontro e passa o braço pelo ombro do político.
-" Não estou entendendo", - gagueja o político - "Ontem mesmo eu estive aqui e havia um campo de golfe, um clube, lagosta, caviar, e nós dançamos e nos divertimos o tempo todo. Agora só vejo esse fim de mundo cheio de lixo e meus amigos arrasados!!!"
O diabo olha pra ele, sorri ironicamente e diz:
-"Ontem estávamos em campanha. Agora, já conseguimos o seu voto..."

cozinha

tenho andado muito preguiçoso na cozinha... é um facto. mas acabei de almoçar uma bela posta de salmão, com puré e tomates cereja... hummmmmm.... assim tem outro sabor. O meu sonho: cozinhar para ti. Obrigado por tudo o que fizeste por mim...
PS. desta vez não tirei fotografias :)

terça-feira, novembro 21, 2006

plano tecnológico


esta é mesmo boa... mandei um e-mail a queixar-me do IKEA, mas isso nao interessa nada. a piada mesmo é o gabinete do primeiro ministro imprimir a resposta, digitalizar e mandar-me por e-mail... nada mais simplex e tecnologico, certo? :))))))))))))

PS. clicar na imagem para ampliar

segunda-feira, novembro 20, 2006

amor-te

11 de Setembro


Vale a pena conhecer o contraditório.
Infelizmente é bastante plausível...

domingo, novembro 19, 2006

uma viagem no tempo

Corrupção na administação local


Há notícias que nos dão esperança... lendo alguns jornais espanhois descobri que em Espanha o tema do momento é a especulação imobiliária e a corrupção na administração local... só em Marbella já são mais de 50 os detidos, entre ex-autarcas, ex-assessores de urbanismo e ex-esposas de ex-autarcas... o retrato é em tudo igual ao que se passa em Portugal, com a única e fundamental diferença que por cá os OCS não falam destas coisas e o ministério público praticamente "ignora" todas as evidências e se recusa a investigar. Até quando?
Gostei mesmo foi de descobrir que estes problemas têm solução e de que Portugal e Espanha vivem numa situação de excepção em termos internacionais. Nos outros países, por exemplo, a passagem de um terreno para urbanizável não implica mais valias para o proprietário mas para a sociedade.
Atingimos um clima de impunidade de autêntica vergonha pública. A bolha vai rebentar.

Nova Lei das Finanças Locais

A Assembleia da República aprovou esta quinta-feira na especialidade a nova lei das Finanças Locais, que define que o "regime financeiro dos municípios e das freguesias deve contribuir para a promoção do desenvolvimento económico, para a preservação do ambiente, para o ordenamento do território e para o bem-estar social", concretizando que:
  • os municípios com área afecta à Rede Natura 2000 e área protegida recebem mais dinheiro
  • os contribuintes que prossigam as suas actividades de acordo com padrões de qualidade ambiental e urbanística podem ter isenções e benefícios fiscais
  • podem ser criados instrumentos tributários orientados para a promoção de finalidades sociais e de qualidade urbanística, territorial e ambiental, designadamente taxas

Parece que a CMVC começa a perceber a oportunidade de criar uma area protegida na ROM...

A CMVC tem ainda o "convite" para implementar o que está previsto na agenda 21 local de mindelo: "Desenvolver uma matriz de critérios ambientais a integrar no licenciamento das obras de construção".

quarta-feira, novembro 01, 2006