sábado, janeiro 14, 2006

(des)norte

Esta quinta-feira fui à reuniao do conselho regional da CCDR, representar as ONGA. Algumas notas:

- Descobri que aquilo não é um verdadeiro conselho consultivo... Afinal quem fala fala fala é mesmo a mesa e não os conselheiros... Esses estao lá para ouvir. Todos os "tipos" de actores têm um representante... Excepto os presidentes das CM que estao lá todos. Por isso estao a ver o filme né? (a fatima felgueiras não foi, nem ninguem de Vila do Conde ou Póvoa; mas estavam muiiiiiitos presidentes de camara)

- fiquei a saber que a avaliação do ON-Operação Norte é "globalmente muito boa", apesar da Região Norte ser hoje a mais pobre da Península Ibérica e uma das menos produtivas da "Europa dos Quinze"... Mas há que dizer que a equipa da CCDR soube fazer "mea culpa"

- no periodo 2007-2013 vamos receber uma pipa de massa (vantagens de sermos os mais pobres), provavelmente mais do que recebemos no periodo anterior. A aposta será na competitividade económica (supostamente até agora os investimentos estiveram direccionados para a qualidade de vida, nomeadamente saneamento e isso... Acho que devem ter desistido de tentar)

- estamos na fase critica de definir as prioridades de investimento para a regiao. Por isso, toca a participar no norte 2015. mas rapido porque nos proximos meses as coisas vao-se precipitar (documento de estrategia regional, livro branco da regiao norte...)

- vai começar a elaboração do PROT para o Norte... a metodologia ainda está em aberto... Claro que os autarcas quiseram saber o que ia acontecer ao PROT de tras-os-montes que está em elaboração. A resposta não foi muito clara mas basicamente vai-se aproveitar o trabalho já desenvolvido e integra-lo no processo a iniciar... Ou seja, deitamos fora uma pipa de massa, mais uma vez

- contra a corrente*, apresentei uma proposta para criação da figura de Provedor de Ambiente e do Cidadao, a funcionar junto da CCDR. De facto acho que seria uma "figura" muito importante... Primeiro porque a CCDR demonstra grande dificuldade em relacionar-se com as ONGA; e depois porque muitas vezes o que está em causa em conflitos ambientais são os procedimentos da propria CCDR o que exige uma maior isenção A proposta foi bem recebida pela equipa da CCDR.
*foi a única proposta apresentada...

- o Carlos Laje e o Ricardo Magalhaes mostraram grande interesse numa maior cooperação com as ONGA (pareceu-me sincera). Apelaram a uma maior participação no Norte 2015 e avançaram a ideia de marcar uma reuniao com as ONGA. O carlos laje disse que não existem as ONGA que são necessárias...

- ainda tentei que fosse aprovado um parecer que afirmava a importancia regional da reserva ornitologica de mindelo, mas ficou de ser votado na proxima reuniao..

- sinceramente parece-me que a CCDR tem neste momento uma equipa dirigente bastante forte, está bem intencionada e assume uma posição de grande abertura... Se isso vai mudar alguma coisa...

Sem comentários: