terça-feira, fevereiro 06, 2007

vale do minho


as agendas 21 continuam de vento em popa. nas ultimas semanas os presidentes de camara foram mobilizados; foram convidadas varias entidades supramunicipais para integrar o grupo de acompanhamento; foram criados grupos coordenadores em cada camara, com reunioes semanais; foram realizados workshops participativos nas autarquias e outras entidades; foram realizados inventários de planos e projectos nas varias entidades e o seu cruzamento com os compromissos de Aalborg; foi preparado um folheto e criado o logotipo para o projecto.

Em curso: discussao dos compromissos de aalborg nas assembleias municipais a realizar durante este mês; implementação de acções nas varias entidades para melhorar a sua sustentabilidade (de acordo com o levantamento feito); preparação da participação do grupo no encontro das Cidades e Vilas Sustentaveis (Sevilha 2007); preparação do Perfil da Comunidade (atraves de entrevistas a actores locais); elaboração, em cada municipio, do Pré-Diagnóstico (de acordo com a metodologia do EcoXXI, o que irá permitir que as autarquias se candidatem a este galardao); organização de uma acção de lançamento publico do projecto, com assinatura dos compromissos de aalborg pelas varias entidades...

Este projecto continua a dar-me muito gozo... especialmente agora com a parte prática. As reunioes participativas nas varias entidades foram, particularmente, o momento alto. As pessoas gostam mesmo de discutir problemas e encontrar soluções de forma interactiva e consensual... agora começa o caminho para os resultados concretos. Cada vez tenho menos duvidas: estas serao as melhores agendas 21 do pais!

Sem comentários: