sexta-feira, junho 01, 2007

juventude...



acabou agora. começou às 9h30. o fórum participativo com 160 jovens da etap integrado na agenda 21 local: "visão de futuro, pelos jovens, para os jovens". quase 1000 problemas e medidas identificados individualmente, organizados por temas e votados em cada turma. 32 grupos a responder à questão "Que condições deveria ter o território concelhio em 2015 na perspectiva dos jovens de hoje?", com a apresentação final de 8 propostas consensualizadas, depois votadas. "os jovens deram uma lição de cidadania"... muita informação a digerir, muitas pérolas: "sensibilizo-me, logo protejo-me, a mim e à minha parte no mundo... por isso... para uma melhor qualidade de vida e ambiente, preserva e ensina os outros", "se quiseres viver bem faz de ti alguém", "minho renovado", "como sempre, ou como nunca, depende de ti"... poluição e espaços verdes, saúde e drogas, desemprego e cultura, fraternidade e conflitos entre gerações, violência e transportes, obesidade e gravidez... uma barrigada de ideias!

os meus formandos escolheram-me para fazer a apresentação inicial graças... à minha juventude! não são lindos??!!! fiquei de sorriso colado quando passei pelas várias salas de trabalho, quando estive no cantinho da mesa a espreitar todo o grupo ao meu lado, liderando, dando a cara pelo futuro, empenhados, preocupados mas confiantes. esta malta é o maximo! como é possivel pagarem-me para estar aqui??!!

Sem comentários: