domingo, dezembro 03, 2006

AOS



através de um simpatico convite do Fernando, o mais recente membro da comunidade do burgal, fomos ate Mortágua, a sua terra natal. passando à frente a recepção fantastica dos pais fernando, a excelente comida, os vidros e vasos partidos, a jerupiga, a salamandra, os autocolantes do planalto beirao, a bilha dos segredos em barro negro, a morte do juiz, a fabrica da ceramica, os simpaticos caminhos sinuosos de cimento, as fontes luminosas, as conversas do mercurio, a sesta, a lareira, o filho da cidade do sol, o interrogario de cultura geral, o barreiro e a fabrica de ceramica, a tonelada de cobertores, a alvorada ruidosa, as pipocas na lareira, a louça mal lavada, os tempos da tropa, os telefonemas de angola, o caramulo, o buçaco, o luso, a mealhada, os leitoes, a chanfana, os 400km, os ruidos misteriosos, o sol, a chuva, a lua, as caminhadas, a compota de cereja, as tupperwares, a musica pimba, a musica tantrica, o cabeço da neve etc etc fica aqui registada a visita à casa e tumulo do estadista, ditador e criador da reserva ornitologica de mindelo, antonio de oliveira salazar.
Já os meus pais me diziam, "Salazar deve morrer não faz falta à Nação" ficando a pontuação da frase para cada um.
Fica o pensamento que de um ditador conhecido e referenciado, às vezes parece que passamos para um contexto de muitos, e alguns bem encobertos ou nada assumidos. da falta de liberdade de expressao, parece que temos agora a auto-negação da sua pratica, de torturas para perseguições publicas que em muito nada sao diferentes, de uma cidadania negada, para uma cidadania frouxa ou amordaçada, da simplicidade e quiça honestidade, para a opulencia da corrupção... se nada disto, ou algo disto, é verdade, ou ate mesmo ao contrario, ou nem bem assim, tambem é um facto que voltar atras ninguem quer, e eu tambem nao, se mais do mesmo muito menos, a verdade, pelo menos para mim, é que continuamos a precisar de uma revolução.

3 comentários:

Anónimo disse...

adorei o fim de semana... só uma coisinha, temos que mudar de despertador... :))

somos, definitivamente, uma comunidade muito especial...

Unknown disse...

olha um escarro no teu blogue.

pamacedo disse...

nao é o primeiro e nao sera o ultimo :)
de qq forma costumam acusa-lo de ser o principal culpado da nossa falta de cidadania, mas tenho serias duvidas quanto a isso...