sábado, dezembro 09, 2006

nassica



Em Vila do Conde nada é sagrado, apenas o poder de alguns fazerem o que quiserem. Para a construção de uma "cidade de lazer e negócios" com área equivalente a 50 campos de futebol, conhecida por Nassica, escolheu-se a reserva agricola nacional. sim, aquela que é suposto salvaguardar os nossos melhores solos. A área foi toda desmatada e aterrada, o projecto foi parcialmente inaugurado em 2004 (na imagem area avermelhada) e só um ano depois é apresentado o estudo de impacte ambiental, uma situação grave que ninguem decidiu punir (se nao fosse a pressao dos amigos do mindelo provavelmente nem o eia teria sido feito). claro que o eia concluiu, passo a citar, "dado que grande parte da área já se encontra aterrada, logo desmatada e dado o reduzido valor conservacionista da área de estudo, estes impactes serão pouco significativos". É preciso ter lata!
Agora, ainda nao concluido o processo de avaliação de impacte ambiental, ainda sem ter sido feito o prometido plano de pormenor, e eis que a câmara decide simplesmente suspender o PDM em 180.000 m2 (reuniao de camara da proxima segunda-feira). assim tira-se da frente mais este "estorvo" que aparentemente so serve para regular os pequenos e facilitar a vida aos grandes (os terrenos de reserva agricola ficaram baratinhos... porquê gastar dinheiro a comprar zonas industriais, que as há ali bem ao lado e vazias?).
como é possivel permitir construir na reserva agricola com o argumento de que nao existe alternativa?? como se pode construir um empreendimento destes sem sequer estar sujeito a licenciamento comercial?? sem acautelar os enormes impactes que vai ter?? E afinal, o projecto é de 180 (como no eia) ou 350.000 m2, como anunciado??
HUMMM.... se calhar a resposta está nas mais valias que alguns, poucos, vao receber a custa dos recursos naturais, paisagisticos, alimentares... que sao de todos. pelo menos o rio ave FC já ficou a ganhar com o patrocinio do Nassica, que curiosamente já recebe desde os tempos em que ainda nem sequer se falava no projecto. mas lá está, quem tiver melhores soluções que apareça, como diz o presidente da mesa da assembleia geral do clube, mario de almeida.
Tudo aqui

Sem comentários: