quarta-feira, dezembro 13, 2006

momento histórico para Mindelo


Praia de Mindelo, hoje

já aqui denunciei este problema. Agora começou a resolver-se, embora ainda e apenas na parte "estética".

Vamos puxar pela memória (leia-se mergulhar nos arquivos dos amigos do mindelo) porque isto merece o trabalho. afinal, é um momento histórico.

Em 1992 (ano de criação da associação) a Camara Municipal de Vila do Conde decidiu pegar em duas pequenas linhas de água, algumas águas pluviais e muitos esgotos e encaminhá-los para um poço sumidouro em plena praia de Mindelo. De imeadiato os Amigos do Mindelo protestaram publicamente e junto de várias entidades.

O Presidente da Câmara, Mário de Almeida, acusou a associação de emitir declarações levianas e relacionadas com questões politicas.

Com as primeiras chuvas surgiu de imediato o "chafariz" de esgotos em plena praia, tal como previsto pela associação, que chegou a receber uma "elegante" tampa. Esta situação manteve-se até recentemente e durante mais de 10 anos.

A CCDR aprovou as obras, a capitania primeiro embargou mas depois aprovou, porque "a situação era provisoria, até que a camara criasse a ETAR, num prazo maximo de 2 anos". claro está, a ETAR nunca foi construida.

Em 1993 e 1994 a CMVC avançou com a construção de um dreno directo ao mar, a partir do poço sumidouro. Para isso teve que dinamitar várias rochas existentes na ponta da Gafa.

Os Amigos do Mindelo voltaram a reforçar os protestos junto de varias entidades nacionais e internacionais. Com a destruição das rochas a erosao costeira iria aumentar a sua força (em 1996 esta situação obrigou a gastar quase um milhão de euros na construção do actual enrocamento).

A CMVC manteve a sua actuação desvalorizando as criticas.

Os Amigo do Mindelo escreveram na altura: "as obras agora em curso nao constituem a unica solução para um problema que a propria CMVC criou contra todos os elementares principios da boa engenharia costeira. estao longe de constituir uma solução tecnicamente aceitavel. e nao terao qualquer aproveitamento futuro."

durante todos estes anos a conduta rebentou sistematicamente devido à força do mar, largando os seus conteudos pestilentos em plena praia e exigindo dezenas de intervenções para a recuperar e manter "escondida" durante o verão. as escavadoras passaram a ter presença assidua na praia de Mindelo, mesmo em Agosto. isto custou muito dinheiro.

a camara (?) iniciou agora a remoção da conduta, tal como ilustra a imagem acima. Fica o registo do "tempo de reacção e aprendizagem" da nossa autarquia.
14 anos para nos darem razao. nao é mau.

4 notas + apenas:
  1. a conduta está a ser retirada porque entretanto as aguas pluviais, já bastante aliviadas de esgotos, saem um pouco mais a sul. o triste espectaculo mantem-se. aguarda-se ainda uma solução que a ccdr continua a prometer...
  2. a solução deste problema é considerada uma das prioridades pela população (ver agenda 21) e nos ultimos anos sempre foi usada para lutas politicas em mindelo
  3. fazer justiça ao homem que esteve na base do trabalho desenvolvido pela associação nesta area e que "profetizou" tudo o que veio a acontecer: o geologo Serpa Magalhaes
  4. vamos acompanhar as obras. cheira-me que vai ser "pior a emenda que o soneto" (mais uma vez)

3 comentários:

Anónimo disse...

Pena e que estejam a utilizar tubos da Politejo e nao da FERSIL!!!Poderia falar-vos um pouco desta empresa(Politejo) mas acho que so iria piorar a a ja de si fraca credibilidade da CM.

Anónimo disse...

claro que a CM nada tem a ver com aquilo. É competência da CCDR-N há vários anos, mas para dizer mal qualquer coisa serve.

pamacedo disse...

nada? quem construiu a conduta? foi a camara municipal. ou nao? é preciso ter lata...