sábado, dezembro 29, 2007

to be continued...


uma última referência, para a família e amigos, como não podia deixar de ser. os primeiros continuam a resistir a tudo e todos, sempre presentes. os segundos continuam a ser a melhor comunidade do mundo.
e assim termina a minha análise biográfica, que começou aqui há mais de 2 anos, primeiro reflexiva e agora mais factual, por pragmatismo e reserva. porque fiz isto? como diria a minha orientadora, "com o trabalho biográfico podemos perceber até que ponto a nossa própria consciência se vai abrindo e sentirmos que sempre esteve connosco (a consciência), embora não estivéssemos sempre conscientes disso. (...) O fio de ouro da vida é o que nós queremos encontrar com o trabalho biográfico (isto no fundo é encontrar o sentido da vida). Podemos começar a ver o livro ou puzzle que somos. é importante compreender o que aprendi de todas as experiências. Que qualidades me obrigaram a desenvolver? Para quê?"

A todos os que fazem parte da minha vida, desejo o melhor dos anos, cheio de novos episódios com final feliz.

fénix renascida


No dia 21 de Abril de 2005 terminou oficialmente o que já não existia, e que nem Paris salvou. Continuou a luta por uma nova vida, que "não podia começar mais em baixo", como escrevi no primeiro post deste blog. Algumas tentaram arranhar a couraça criada, com alguns pequenos e saborosos êxitos. Mas só este ano encerrei em definitivo o livro da minha vida anterior, descobrindo novos caminhos com a preciosa ajuda de sANtiAgo. Começou a revolução... onde me levará?

subindo na vida


Depois de desenvolver alguns projectos, sem grandes consequências, acabei por voltar a colaborar com a Caderno Verde assumindo a coordenação do Centro de Formação Ambiental da Quinta da Gruta, de 2002 a 2004, promovendo cursos de arquitectura, organizações não governamentais, educação ambiental, jardinagem, marketing... enquanto eu próprio frequentava uma pós-graduação em ordenamento do território e sustentabilidade. Depois da Agenda 21 de Mindelo, em 2004 entrei para a equipa técnica do projecto "Agendas 21 do Eixo Atlântico", que incluiu a realização de processos participativos em 18 municípios da Região Norte e Galiza. Definitivamente subi na vida! (trabalhava no último piso do isqueiro da Maia, na foto).
A partir de Fevereiro de 2005 passei a integrar o Grupo de Estudos Ambientais da Escola Superior de Biotecnologia / Universidade Católica Portuguesa, acabando por ficar responsável pelo Futuro Sustentável, mais tarde pela Agenda 21 do Vale do Minho e agora pelo "novo" e fantástico grupo de cidadania do Intervir Mais, onde devo ficar pelo menos até final do septénio...

fonte da juventude


a avina levou-me a espanha e ao brasil revisitado. e aos ecoclubes, que me levaram novamente a espanha e ao brasil, à ucrânia e à polónia. seguiu-se a bulgária. o mundo cresceu e os horizontes abriram-se ainda mais.

Finding the meaning of life... ou não


"Gostaria de viver num local onde as pessoas, mesmo aquelas que não conhece, estão sempre dispostas a ajudar? Onde as preocupações com o ambiente não são palavras vãs? Onde é possível participar facilmente e de uma forma efectiva nas decisões que são tomadas e que afectam a todos? Um local pacífico, onde não é preciso ter medo de assaltos? Está pronto para mudar de vida?"
texto completo aqui, onde conto a minha história pessoal sobre a busca das ecoaldeias e comunidades sustentáveis. No alentejo, na alemanha, na escócia, em gondomar, almada, são martinho ou odemira... continuei à procura do sentido para a vida. acabei por convencer-me que ele estava em mindelo... para mais tarde descobrir que (talvez) não.

PS. encontraram-me na imagem acima?

Amazónia e Pantanal


e chego ao quinto septénio, dos 29 aos 35 anos, de Maio de 2001 a Maio de 2008, se tudo correr bem. A 25 de Julho de 2001 partimos para o Brasil. Do extenso "diário de um aventureiro em busca do primitivo" que na altura escrevi, escolho este excerto:

A Selva cristalina
Após uma estrada de pó vermelho, rodeada de fazendas e pastagens de gado sarapintadas de cupim, chegamos, quase entramos de ônibus, numa abertura da mata: um rio imenso surge por detrás de uma imagem de beleza inesquecível. É esta a porta de entrada para um mundo à parte, agora sim, ‘longe de tudo’.
Separados por três barcos, subimos o Teles Pires, entramos no Cristalino, rumo à selva profunda. Sentimentos? Somos Costeau, aventureiros amazónicos... é o regresso às origens, à magnitude do selvagem, ao mistério do primitivo. Percorremos as veias de Gaia, numa extasiada emoção, afastando da cabeça a voz que nos chama loucos. A viagem é por demais maravilhosa!
Chegamos ao nosso acampamento na selva, na verdade um lodge, onde somos recebidos por uma iguana que protege os seus ovos, indiferente aos animais que chegam de outro hemisfério. Afogamos os nossos receios em caipirinhas. O medo da selva, do desconhecido, do bicho que pica e come... que rasteja e é peludo, que nos espreita constantemente... é forte. Mas estar aqui, rodeados de muitos km de selva, sem carros, sem prédios, sem civilização alguma... cercados por um verde denso, repleto de sons e sombras... é indescritível.
O Cristalino, o ‘nosso’ rio que corre para o Amazonas, é uma grande cobra de águas escuras, serpenteando pela Selva. Junto a ele estivemos a ver as estrelas e o imenso céu, iluminado por uma lua que não sabemos se cresce ou descresce. O brilho dos olhos, reflectindo a luz das lanternas, denuncia os jacarés, que somamos à já longa lista de “figurinhas”.
Já à luz de velas (o gerador apagou-se) termino estas linhas, sem querer deixar de recordar o rosto belo de felicidade da Marta, subindo o rio, dizendo-me ser este talvez o sentido para a minha vida: o de manter sempre acesa esta coisa linda.

Eu e ela, para "mim e dele"


e é também com "naturalidade" que me caso com a marta em Abril de 1997 e vamos viver para Mindelo (sobre o meu envolvimento com os amigos do mindelo e a reserva ornitológica não vou repetir o já escrevi aqui). com ela partilho tudo, talvez demasiado.

Caderno Verde


e é com "naturalidade" que vou trabalhar para a Caderno Verde que pertencia ao Grupo Fórum e onde estive de Setembro de 1996 a Dezembro de 2001. Fico responsável pela concepção e realização de campanhas de comunicação e educação ambiental, envolvendo consultoria, publicações, materiais pedagógicos, eventos, páginas na internet, cd-rom´s, comunicação institucional, formação, exposições, publicidade, assessoria de imprensa, centros de educação ambiental, animações, oficinas de ambiente, entre muitas outras acções. Participo em projectos para Associações de Municípios (Planalto Beirão, Vale do Douro Sul), empresas multimunicipais (Lipor, Rebat, Resat, Residouro, Resulima, Valorminho), Câmaras Municipais (Almada, Felgueiras, Gondomar, Lisboa, Maia, Odemira, Oeiras, Paredes, Porto, Valença, Vila Nova de Gaia), empresas e associações empresariais (Associação Empresarial de Portugal, CIN, Faurecia, Grupo Sonae, Parque das Nações, Philips), Ministério do Ambiente (Instituto de Promoção Ambiental, Instituto dos Resíduos), Águas de Portugal, Direcção Regional de Turismo dos Açores, Energaia, Instituto Superior de Gestão e SIMRIA. Começo por ser apenas eu a fazer uns textos sobre aterros num velho mac com o tecto a cair-me em cima e acabo a gerir uma equipa de cerca de 20 pessoas, trabalhando ao nível do planeamento estratégico, controlo financeiro, gestão de recursos humanos, marketing e direcção de projectos, reportando directamente à administração (leia-se, discutindo periodicamente com o LS que acabou por conseguir afundar a empresa depois de eu sair). Foram muitas as amizades entre clientes e colaboradores, imensos os projectos, demasiado o stress. "o lixo passou à história".

sobrinhos


Ao primeiro juntaram-se mais dois (em Fevereiro de 1996 e Agosto de 1998).

ambiente


e chegamos ao quarto septénio, dos 21 aos 28 anos, de Maio de 1994 a Maio de 2001. o curso está a ser doloroso... tudo demasiado teórico, afastado da realidade... não cumpre o meu desejo de "mudar o mundo". aos poucos o ambiente começa a desenhar-se como a "saída", a "luz ao fim do túnel". a motivação que preciso para terminar o curso e começar a minha vida profissional, mas mais do que isso, orientar a minha vida. a "gota de água" é o encanamento do ribeiro e o abate das árvores que foram a minha paisagem diária de sempre. são tempos de descoberta de lugares naturais (estuário do Tejo, foz coa depois da não barragem, alqueva antes da barragem, o tejo internacional onde a quercus faz nascer uma área protegida, o gerês...) e da paixão pela vida selvagem. de ouvir pessoas inspiradoras como o jorge paiva, o pedro vieira ou o gonçalo ribeiro telles. de fazer trabalhos de pesquisa na ria de aveiro (em saídas inesquecíveis de barco a recolher sedimentos carregados de metais pesados e águias feridas, na foto) ou em labruge (na descoberta das algas e do seu papel no mundo). na faculdade estudo etares, ciclones, os resíduos dos curtumes e a reciclagem de latas de alumínio. em visita à soporcel na figueira da foz descubro que trabalhar na indústria não é para mim. entrevisto professores que fazem a diferença para o jornal da feup que ajudei a nascer e surge a vocação de divulgar e sensibilizar. tiro cursos (ecologia e meio ambiente com a LPPS, educação ambiental em lisboa, de formadores na praça da batalha, para jovens empresários na área do ambiente, de auditorias ambientais...) e vou a conferências, em serralves ou na gulbenkian. visito países no intercâmbio internacional de agricultura e ambiente (Inglaterra, Alemanha, Espanha e Islândia). o meu mundo está cada vez maior.

olha o relógio!


o segundo acontecimento foi o casamento do "mostardinha" e nascimento do meu primeiro sobrinho a 25 de Novembro de 1993. Nesse Natal de há 14 anos não faltou o menino jesus nem as obelhinhas. com 20 anos fui tio pela primeira vez...

e para terminar...


... o terceiro septénio, não posso deixar de referir dois acontecimentos marcantes. primeiro: as operações que a minha mãe fez "à cabeça" a 15 de Julho de 1987 no Hospital de S. João e a 21 de Maio de 1992 em Hannover (e ainda mais tarde na Suiça a 9 de Junho de 1998). Foram grandes sustos... e ficou demonstrada mais uma vez a enorme força e determinação que ela tem. Obrigado mãe, por seres uma "sobrevivente"!

sexta-feira, dezembro 28, 2007

na faculdade...


... tudo mudou, até o meu nome, de pedro adélio para pedro macedo. conheci a Lena de Macedo de Cavaleiros, cuja amizade partilho até hoje. fui violentamente praxado e acabei por assumir a luta da anti-praxe como uma causa, desafiando doutores e veteranos. com o luciano e demais "pastéis", criamos um grupo de direitos humanos que também se dedicava à promoção da objecção de consciência. fiz parte da comissão de curso com a betty (organizamos uma inesquecível campanha contra a sida na queima das fitas, distribuindo centenas de preservativos) e da associação de estudantes (de onde conseguimos "enxotar" uns parasitas que por lá andavam há muito tempo... ). ter tempo para as aulas é que era pior, ainda para mais com tantos sítios bons para apanhar sol e tantos cafés e pastelarias por perto... na altura dos exames era preciso "hibernar" para compensar o tempo "perdido". mas ainda tive tempo para (mais uma vez) deixar crescer as suiças...

finalmente... adulto e comprometido


nada como um final de ano para dar seguimento à minha biografia e tentar chegar a hoje. vai ter que ser necessariamente bem sucinta... relembro que vou no período dos 14 aos 21 anos, ou seja, 1987/1994. Depois da impressionante estadia no Brasil no verão de 1990 recomecei a escola para o meu 12º ano... a "amizade colorida" com a patrícia terminou com uma "chamada" a casa da Marta em dia de muita chuva. ela estava apaixonada por mim... mas iria obrigar-me a um longo período de namoro platónico e jogo de sedução para finalmente no dia 25 de janeiro de 1991 me dar o primeiro beijo à porta da escola e "fugir" apressada para casa, deixando-me nas nuvens. começaria assim uma relação que iria durar longos anos e que não vou aprofundar, por respeito à privacidade dos dois. Uma relação que tropeçou na Madeira e que nesse ano passou por Vidago, Viana do Castelo (como eu corri naquele dia!), Lisboa, Esmoriz, Algarve (primeiro Quarteira na viagem de finalistas e depois Altura, na foto acima)... e nos anos seguintes pela "rota da luz", por Avô, Serra da Estrela, pelo Alentejo... coleccionando excelentes e terríveis memórias... é, haveria muito que contar... foi também nesse ano (1991) que entrei na "fase adulta" comemorando os meus 18 anos... tratei do recenseamento militar e eleitoral, utilizei o MB pela primeira vez e tirei a carta de condução. sobrevivi à PGA e às específicas e entrei na faculdade, mais precisamente em engenharia química na FEUP (rua dos Bragas). Foi um início da vida universitária bem atribulado... como houve um erro no processo de selecção acabamos por entrar alunos a mais e fizeram de tudo para nos tirar de lá (houve pessoal que chegou a ser "empurrado" para medicina sem sequer ter feito as provas).

quinta-feira, dezembro 27, 2007

adivinha


o que é que cada um de nós tem em comum com a madre teresa de calcutá e o cristiano ronaldo?

A capacidade de com os nossos actos diários afectarmos todo o planeta, de que o clima é só um triste exemplo. "Parabéns"!

(questão colocada pelo prof. oliveira fernandes em viana do castelo, no dia 6 de dezembro)

quarta-feira, dezembro 26, 2007

postais de natal electrónicos

mais uma vez realizei o já tradicional concurso de postais de natal electrónicos... o da spirituc está, como de costume, fantástico, mas o meu eleito este ano é o da "menina do gás". Menção honrosa para o do siX LOL

não tenham medo...

... que o futuro chega só um dia de cada vez

(Carvalho Guerra, no jantar de natal da Universidade Católica do Porto, fundada pelo próprio em 1978)

sexta-feira, dezembro 21, 2007

boas festas!!!


foi sem dúvida o momento alto do ano, que recordei na festa de natal com os familiares e amigos... e que me trouxe tanto de bom, directa e indirectamente. bem haja santiago! boas caminhadas para todos! ultreia!

terça-feira, dezembro 18, 2007

domingo, dezembro 16, 2007

mindelo

os novos caminhos abertos na ROM pela JF de mindelo (situados em area de REN e "curiosamente" na freguesia de arvore) estao a destruir a area mais importante da reserva... agora já fizeram a primeira "vitima humana"

uma vilacondense exemplar



aqui

"Lá vem a nau Catrineta
Que tem muito que contar!
Ouvi agora, senhores,
Uma história de pasmar."

Quinhentos anos passaram
E tudo continua igual
A velha ROM à espera
E o rio a cheirar mal

quarta-feira, dezembro 12, 2007

natal

JÁ RESERVADO

bem, se alguem insistir mesmo mesmo que eu mereço uma prenda, aqui fica a sugestao :)

segunda-feira, dezembro 10, 2007

árvore

a urbanização não pára... constroem-se novos arruamentos, recuperam-se casas, fazem-se ligações de águas pluviais (?) em plenas dunas... e nem tudo é mau, e pouco se irá manter no futuro. árvore precisava de algumas destas coisas, não precisava era do "vista atlântico"... nem desta maneira de "fazer obra"



sexta-feira, novembro 30, 2007

SEXTA

(1) a neblina a cobrir o vale do lima

(2) fazer as malas

(3) a série "amor no alasca"

QUINTA

(1) as nossas escovas de dentes, verde e rosa como não podia deixar de ser, lado a lado no copo

(2) mais uma proposta para uma agenda 21 local e orçamento participativo, pronta a ser entregue

(3) o vosso telefonema para marcar reunião sobre o QREN quando discutia o assunto, a formação que demos sobre o QREN a 18 candidatos a facilitadores de agendas 21 locais, a tua entrevista ao público a falar do assunto...

quinta-feira, novembro 29, 2007

QUARTA

(1) os tons do céu ao final da tarde, nuvens negras e rosa claro, céu azul escuro e amarelo no horizonte, sobre o mar



(2) a decisão de ir jantar a Braga

(3) a estrela cadente no céu a indicar o caminho para Cabreiros, em época pré-natalícia

TERÇA

(1) um casal a correr no viaduto por cima da A28 perto da ponte sobre o leça, em hora de ponta ao final da tarde

(2) o telefonema que te fiz de manhã cedo a desejar um bom dia

(3) os sabonetes que usava quando era pequeno, que talvez venham a ter um papel importante na ROM

terça-feira, novembro 27, 2007

dia a dia

(1) a mais bela visão, (2) a mais gratificante acção, e (3) uma coincidência que talvez nao o seja...


SEGUNDA
:

(1) um esquilo surge empoleirado na sebe que separa a casa do vizinho e não dá por mim... passeia-se calmamente e parte pelos telhados



(2) finalmente instalo o compostor na "nova" casa... e com os trabalhos de "limpeza" do quintal ficou quase cheio... uma forte redução nas emissões individuais de co2 e potenciais dioxinas... e menos trabalho já que nao preciso de carregar os resíduos até ao contentor

(3) o camilo e a paula surgem à minha frente quando a aamda precisava deles

quarta-feira, outubro 31, 2007

eutanásia

"À noite, a minha mulher e eu, sentados na sala, falávamos das coisas da vida. Abordavamos a temática de viver ou morrer "com dignidade".

Na oportunidade, ocorreu-me dizer-lhe "nunca me deixes viver em estado vegetativo, dependendo de uma máquina e de uma garrafa de líquidos. Se me vires nesse estado, desliga as máquinas que me mantêm vivo..."

Ela levantou-se, desligou-me a televisão e despejou a cerveja fora..."

O meu computador continua ligado...

segunda-feira, outubro 29, 2007

"só tem viagem quem recebe adeuses"

encontrado neste livro

domingo, outubro 28, 2007

100 milhoes por uma cama


a semana passada estive mais uma vez em lisboa, novamente por causa das alterações climaticas. aproveitei para ir jantar uma mega-tosta açoreana ao peters, no parque das nações, acompanhada de um inevitavel gin tonico. algo que já fiz mais vezes... gosto de passear na antiga expo, pela imponencia dos edificios e da paisagem. e um factor decisivo: quase nao tem carros e tem excelente acesso de transportes publicos (tinha acabado de chegar de comboio do porto). no dia seguinte e depois de uma noite no bairro alto, aproveitei para me vestir de turista e ir tomar o pequeno-almoço à brasileira do chiado, outro local com boas recordações, terminando o dia no doclisboa com a estreia do primeiro filme da minha amiga margarida gil. ainda assim, ir a lisboa é sempre um sacrificio que o contacto com os amigos só consegue amenizar (provocação)...

para recuperar este fim-de-semana fui fazer de guia turistico pelo porto: no sabado começamos no mosteiro da serra do pilar e seguimos pelo tabuleiro superior da ponte d. luis, sé, igreja de santa clara, batalha, santa catarina, onde lanchamos no majestic (sim, de facto estes cafés históricos têm um charme especial, apesar de uma certa naftalina burguesa...) com direito a assistir ao carrilhão do palladium, bolhão, praça d. joao I com cruz do la feria, avenida dos aliados, livraria lello, clerigos, leoes, igrejas do carmo e das carmelitas, piolho, jardim da coroaria, passeio das virtudes, escadas da vitoria, mercado ferreira borges e palacio da bolsa, igreja s. francisco, rua da reboleira (a casa-torre do n.º 59 foi o que te entusiasmou mais, compreensivelmente, graças à sua ocupação actual), ribeira com jantar na adega do s. nicolau, escadas do barredo e das verdades até ao terreiro da sé, igreja dos grilos e regresso ao carro que esperava no jardim do morro. domingo foi dia de visita à casa da musica, teatro do campo alegre e planetario, passeio alegre... na foz saltamos (e que grande salto) da pasteleira para a pastelaria, neste caso a "ribeiro", procurada pelos "queques" e tartes de maracujá... e o resto fica para a próxima.

Que mais marcou este tripeiro, face aos passeios de outros tempos, na fase pré-porto 2001? locais livres de automoveis (quem se lembra do caos que era o tabuleiro da ponte d. luis, a ribeira, os leoes...) e os novos e velhos electricos (como nos guindais), menos "esconderijos" (nos aliados, na cordoaria, na rotunda da boavista...), "cara (mais) lavada" nas escadarias dos bairros do porto profundo (que continuam a ser, para mim, os locais com mais alma e encantos da cidade invicta) e 100 milhoes de euros da casa da musica que valeram a pena, apenas e somente pelas fantásticas camas de rede vermelhas que lá colocaram. se nao conhecem, valem mesmo a pena.

PS. serralves é o senhor que se segue

sexta-feira, outubro 26, 2007

geocaching no mindelo


para quem nao sabe (eu nao sabia), o geocaching é um jogo mundial que "consiste basicamente numa caça ao tesouro dos tempos modernos utilizando um vulgar receptor GPS. Neste jogo as coordenadas da cache, termo utilizado para designar o contentor escondido por um geocacher, são publicadas numa página cuja morada é www.geocaching.com, os interessados copiam as referidas coordenadas e encetam a busca da cache. no fim voltam a esta página onde registam o que se passou na procura." quem me ensinou foi o Paulo Machado que foi responsável pela cache "Mindelo Bird Sanctuary" com o objectivo de "chamar a atenção nacional e internacional para a problemática da Reserva." Os resultados foram deveras interessantes... mais uma vez ficou demonstrado o potencial da reserva ornitológica de mindelo para actividades de ar livre, bem como a diversidade dos seus utilizadores...

PS. nao concordas? estou a exagerar? entao espreita este vídeo (karate) ou este blog (battlefield)... claro que também se encontram estes parvalhões... a reserva é mesmo um mundo, e não pára de me surpreender...

quinta-feira, outubro 25, 2007

Day off

Everyone needs a little time to themselves. A day off, to recuperate and reflect.

Para adultos altamente contemporâneos

"Dizem que todos os dias temos que comer uma maçã por causa do ferro e uma banana por causa do potássio. Também uma laranja, para a vitamina C, meio melão para melhorar a digestão e uma chávena de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.

Todos os dias temos que beber dois litros de água (sim, e logo a seguir mijá-los, que leva quase o dobro do tempo que os levei a beber).

Todos os dias temos que tomar um Activia ou um iogurte para ter 'L. Cassei Defensis', que ninguém sabe exactamente que porcaria é, mas parece que se não ingeres um milhão e meio todos os dias, começas a ver toda a gente com uma grande diarreia ou presos dos intestinos.

Cada dia uma aspirina, para prevenir os enfartes, mais um copo de vinho tinto, para a mesma coisa. E outro de vinho branco, para o sistema nervoso. E um de cerveja, que já não me lembro para que era.
Se os tomares todos juntos, mesmo que te dê um derrame cerebral na hora, não te preocupes, pois o mais certo é que nem te dês conta disso.

Todos os dias tens que comer fibras. Muita, muitíssima fibra até que sejas capaz de defecar uma camisolona bem grossa.

Tens que fazer quatro a seis refeições diárias leves sem te esqueceres de mastigar cem vezes cada garfada. Ora, fazendo um pequeno cálculo apenas a comer vão-se assim de repente umas cinco horitas. Ah, depois de cada refeição deves escovar bem os dentes, ou seja, depois do Activia e da fibra, os dentes; depois da maçã, os dentes; depois da banana, os dentes. Assim, enquanto tiveres dentes, não te podes esquecer nunca de passar o fio dental massajador das gengivas e bochechar com PLAX...

Melhor, amplifica a casa de banho e põe a aparelhagem de música lá, porque entre a água, a fibra e os dentes vais passar muitas horas (quase metade do dia) ali dentro.
Equipa-o também de jornais e revistas para te pores a par do que se passa, enquanto estiveres sentado na sanita, porque com a quantidade de fibra que estás a ingerir, são mais umas horitas diárias.
Temos que dormir oito horas e trabalhar outras oito, mais as cinco que usamos a comer, faz vinte e uma. Restam três horas, isto se não surgir nenhum imprevisto. Segundo as estatísticas, vemos três horas de televisão diárias. Bem, já não podes, porque todos os dias devemos caminhar pelo menos uma meia hora (convém regressares ao fim de 15 minutos, senão andas mas é 1 hora!).

E há que cuidar das amizades porque são como uma planta: temos que as regar diariamente. E quando vais de férias também, suponho, senão as plantas morrem nas férias. Para além disso, há que estar bem informado e ler pelo menos um dos jornais diários e uma revista séria, para comparar a informação.

Ah! E temos que ter sexo todos os dias mas sem cair na rotina: temos que ser inovadores, criativos, renovar a sedução. Isso leva o seu tempo. E já nem estamos a falar do sexo tântrico!! (a respeito disso, relembro: depois de cada refeição temos que escovar os dentes!)
Também temos que arranjar tempo para a maquilhagem, a depilação/fazer a barba, varrer a casa, lavar a roupa, lavar os pratos e já nem digo, os que têm gatos, cães pássaros e uma catrefada de filhos...

No total, a mim dá-me umas 29 horas diárias, se nunca parares.

A única possibilidade que me ocorre, é fazer várias destas coisas ao mesmo tempo: por exemplo, tomas duche com água fria e com a boca aberta, e assim bebes logo os dois litros de água de uma vez. Enquanto sais do banho com a escova de dentes na boca, vais fazendo o amor, o sexo tântrico, parado, junto ao teu par, que de passagem vê TV e te vai contando o que se passa, enquanto varre a casa.

Sobrou-te uma mão livre?

Telefona aos teus amigos e aos teus pais!

Bebe o vinho e a cerveja (depois de telefonares aos teus pais, vai fazer-te falta!).
O iogurte com a maçã pode dar-te o teu par enquanto ele come a banana com a Activia.
No dia seguinte troquem.

E menos mal que já crescemos, porque senão tínhamos que engolir mais umas Cerelacs e um Danoninho Extra Cálcio todos os santos dias.Úuuuf!

Mas se te restam 2 minutos, reenvia isto aos teus amigos (que temos que regar como as plantas) enquanto comes uma colherzinha de Muesli ou Al-Bran, que faz muito bem...

E agora vou deixar-te porque entre o iogurte, o meio melão o primeiro litro de água e a terceira refeição do dia, já não faço a mínima ideia o que é que estou a fazer porque preciso urgentemente de uma casa de banho.


Ah, vou aproveitar e levo comigo a escova de dentes..."

segunda-feira, outubro 22, 2007

Ainda há roleiros?

Cautela e canja de galinha nunca fizeram mal a ninguém

antes pelo contrário, mas "quem não arrisca não petisca", também é certo

quarta-feira, outubro 10, 2007

metro

estou no comboio a caminho de lisboa... decidi vir para campanha de metro para ser mais sossegado, ecologico e barato mas acabei por vir o caminho todo stressado em nao chegar a tempo... 50 minutos bem contados, uma corrida acelerada até ao comboio e embarquei mesmo à ultima. ufa... na semana passada fui de metro para a ESB. fica bem mais barato (quase metade do preço) mas demora o dobro do tempo (30 minutos de carro, uma hora de metro). infelizmente as necessidades de deslocação nao me permitem muita flexibilidade... preciso mesmo de um carro mais ecologico! ou mudar de vida

domingo, outubro 07, 2007

Khawn Lum


nunca esquecerei o arroz que me preparaste para o pequeno-almoço em findhorn durante o ecovillage training em que ambos participamos, com mais 50 pessoas de todo o mundo, em 2002. tinhas uma simplicidade, uma dedicação, uma "força tranquila" sem igual. estarás algures, espero eu que bem, na Birmânia a lutar pelo desenvolvimento sustentável, pelo poder das mulheres. tenho-me lembrado muito de ti amiga, nos últimos dias, a ouvir as noticias assustadoras da repressao violenta dos militares que já então eram uma ameaça. tanta coisa se passou naqueles dias em que fomos uma comunidade tao forte... e eu que só me lembro daquele arroz...

Qual a sua ave preferida? E porquê?


pergunta a SPEA. a resposta é fácil: a pega-azul, pela sua beleza, pela cor, pela sua curiosa distribuição geográfica, por ter acampado debaixo de uma arvore repleta de ninhos e deliciar-me a ver os filhotes a serem alimentados e os enormes bandos a passar

quarta-feira, outubro 03, 2007

de acordo com o relatório Stern encomendado pelo governo britanico, basta investir 1% do PIB mundial para evitar a perda de 20% do mesmo PIB prevista devido às alterações climáticas. não podemos deixar que o combate ao aquecimento afecte a economia!

alteração introduzida por Philip Cooney a mando do Bush

(pre)conceitos

a noticia nao é o cao morder o homem, mas o homem morder o cao

a guardar a natureza

o trabalho que o paulo está a realizar na ROM é absolutamente fantástico! quem o diz não somos nós... se quiseres vir ver com os próprios olhos temos várias actividades este fim-de-semana.

Precisamos de pelo menos 10.000 euros para dar continuidade e alargar a actividade em 2008. sugestões?

domingo, setembro 30, 2007

I believe



Talvez nao seja mais do que uma musica pop, mas enquanto leio esta letra aterra no ecran uma formiga alada. será um sinal? acredito que sim

"Time to face what you are hiding from
Don't have to do this on your own
Together we are strong
We don't need anyone
No matter what they say the time has come

I'm ready now to start a new beginning
With all our hopes and all our dreams
And I know the stars will shine for you and for me
From the moment you believe

I know they think that I'm no good for you
But we both know that they're wrong
Together we can fight
Show everyone we're right
I don't care what they say our time has come

I'm ready now to start a new beginning
With all our hopes and all our dreams
And I know the stars will shine for you and for me
From the moment you believe

When you believe there's nothing you can't overcome
When you believe the earth is brighter than the sun
I believe

I'm ready now to start a new beginning
With all our hopes and all our dreams
And I know the stars will shine for you and for me
From the moment you believe."

segunda-feira, setembro 24, 2007


"a viagem não começa quando se percorrem distâncias, mas quando se atravessam as nossas fronteiras interiores. a viagem acontece quando acordamos fora do corpo, longe do ultimo lugar onde podemos ter casa"

depois da tempestade

veio a mais saborosa bonança de que há memória. tudo ou nada? escolhemos tudo.

sexta-feira, setembro 21, 2007

pedro macedo

nao me posso esquecer deste gajo

quinta-feira, setembro 20, 2007

mas delicia delicia, há só uma

almoço em cabreiros, mais precisamente pica no chão na companhia de coelhos e da formiga. ao final da tarde, mais precisamente ao por-do-sol, uma corridinha pela praia. cozinhar o jantar, mais precisamente uma improvisada sopa de espinafres cá de casa, tomates de s. julião, coentros e ovos escalfados. as tres delicias do dia. de resto foi só trabalhar, para o intervir+, para o vale do minho, para a reserva do mindelo. mais tres delicias. um dia bem passado.

"As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar"

Leonardo da Vinci

segunda-feira, setembro 17, 2007

sexta-feira, setembro 07, 2007

carta aberta ao primeiro-ministro

Demasiada letra
50 anos da Reserva Ornitológica de Mindelo

Parabéns Sr. Primeiro-Ministro! Ontem fez 50 anos e por isso escrevi esta carta aberta. A felicitá-lo. E a lembrar (sim, nisto sou um bocado chato) que a Reserva Ornitológica de Mindelo também fez 50 anos, uns dias mais cedo, mais precisamente no dia 2 de Setembro. Durante 24 horas seguidas os Amigos do Mindelo estiveram com a ROM: acampamento, passeio nocturno, acções de limpeza, picnic, prova de orientação... Com a participação do Centro Juvenil de Campanhã, da Junta de Freguesia de Mindelo, da associação Terra Viva e do Clube de Orientação do Minho.

No dia seguinte, como em todos os dias, prosseguimos os trabalhos de requalificação da Reserva, transformando-a, passo a passo, num espaço mais atractivo, concretizando um movimento de cidadãos único no país pela sua determinação e continuidade.

O "silêncio" da Câmara Municipal de Vila do Conde e do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB), que tinham anunciado o novo estatuto de área de paisagem protegida para esta data, é por demais ensurdecedor. Continua o permanente adiar de uma decisão que é urgente, que é preciso transformar em iniciativas concretas no terreno e não meras declarações para os jornalistas. É preciso, como a associação alertou por várias vezes, informar a população e envolver os proprietários. Inclusivamente a nova proposta de área protegida não foi discutida na Assembleia Municipal, conforme requerido pelo ICNB.

Lembramo-nos que 20 anos atrás, em 1987, foi apresentado pela Comissão de Coordenação da Região do Norte o "Plano Preliminar da Área de Paisagem Protegida do Mindelo - Vila do Conde", como reacção a um "estudo urbanístico" aprovado pela Câmara Municipal uns anos antes e que iria fazer desaparecer a ROM (nas palavras do seu fundador, o Prof. Santos Júnior). Felizmente o loteamento nunca foi concretizado, mas a nova área protegida também não. Numa conversa franca com o promotor imobiliário e patrocinador de campanhas políticas, ele confessava-me que o erro dele foi apresentar um grande projecto e não ir avançando com as casas reserva adentro, aos poucos, como outros faziam com sucesso. Afinal, eram cerca de 1500 habitações turísticas, dezenas de campos de ténis, oito piscinas e pelo menos um hotel. É, isso chamou um bocado a atenção... Disse-me também que o projecto não está no caixote do lixo, mas na gaveta, à espera de melhores dias. Disse-me que tem tempo para esperar... Mas nós também!


Projecto de autoria do Arq. Nuno Portas, para a empresa Sanfins e Pinho, Lda. (1983): “se o problema dos passarinhos fosse sério tê-lo-ia levado a sério”

Será que desta vez a ROM verá o seu novo estatuto aprovado? Ou eternamente adiado? Irá transformar-se num espaço de promoção de actividades económicas sustentáveis, turismo e lazer, e de uma actividade educativa e científica em meio natural? Ou ficará como problema que nos envergonha a todos, como referiu o presidente da Câmara?

O conceito de Desenvolvimento Sustentável foi globalizado 20 anos atrás, também em 1987, através do relatório "o nosso futuro comum" das Nações Unidas.
Fica o apelo para que a ROM e o Desenvolvimento Sustentável deixem de ser apenas letra morta, ou demasiada letra. O tempo para decidir está a esgotar-se.

Sr. Primeiro-Ministro, a ROM e os cidadãos de Vila do Conde merecem uma prenda.

(publicada no jornal O Primeiro de Janeiro)

terça-feira, setembro 04, 2007

"tesouro geológico único na AMP"


espreitem

Obs. atenção aos comentários interessantes

sexta-feira, agosto 31, 2007

mais uma etapa da longa caminhada


devagar, devagarinho, vou recomeçar. no proximo domingo a ROM faz 50 anos. uma historia intensa e cheia de peripecias, que sinto profundamente no meu ser, marcada pela renovação recente, pela esperança latente num futuro melhor. uma historia que se confunde com a minha, com a de tantos outros. o meu amigo VC nao dá noticias, não é de admirar. dele nao ha a esperar nada de novo, apenas a construção de (mais) fachadas e expectativas assentes na areia que desliza e nos deixa as mãos cheias de um imenso vazio. com uma certeza: o nascer do sol no dia 2 de setembro às 7:00 na ROM. com uma vontade: a de pela primeira vez o partilhar contigo. de ti ha que esperar tudo.

quarta-feira, julho 11, 2007

mudanças...

... é um processo libertador. estou a ficar mais leve!!!

segunda-feira, julho 09, 2007

fãs do guardiao


hoje a ana e o vitor apareceram cá em casa... ela está no primeiro ano do curso de ciencias e tecnologias do ambiente na FCUP, e está a fazer um trabalho sobre a ROM... como sempre (já passaram tantos por mim!) dei as informações habituais... mas desta vez foi diferente: foi possivel dar-lhe as indicações para ser condignamente recebida na ROM. viva o guardiao da natureza! :)

feedback entretanto recebido:
"A visita foi muito agradavel, fiquei a conhecer uma realidade que me era alheia e terei todo o gosto em participar no que me for possivel para ajudar a melhorar a reserva. E não posso deixar de falar no Sr. Paulo cuja dedicação me sensibilizou." o guardiao ja tem uma lista de fãs :)

e já recebemos duas inscrições para guardioes... mais novidades em breve

balanço resumido da primeira semana de trabalho: as motas deixaram de destruir a "duna bonita", foi evitada uma situação de fogo posto, expandimos o nosso conhecimento dos habitos dos animais utilizadores do espaço (esquilos, aves, agricultores...) e já foi criada uma trilha de descoberta da natureza... mesmo para as minhas elevadas expectativas, foi uma surpresa... e um prazer ouvi-lo dizer que "temos homem" para a reserva. até a GNR andou por lá à procura do guardiao para saber se estava tudo bem... no sabado dei a minha ajuda. e até a formiguinha apareceu a correr! que bom que foi...

quinta-feira, julho 05, 2007


programa aqui

quarta-feira, julho 04, 2007

terça-feira, julho 03, 2007

"que continuemos a caminhar juntos"



tens razao... ha coisas que nao se descrevem... sentem-se... uma delas é a Felicidade

sábado, junho 30, 2007

"adoro os balcãs!!!"



estou de volta, depois de uma semana em que percorri a bulgaria de fio a pavio, ou de sofia a nessebar... deixarei aqui as minhas impressoes nos proximos dias. agora tenho que me preparar para uma "nova vida" em que tudo fica igual, ou talvez não: mudar de emprego, mudar de casa, mudar mindelo... tudo está a acontecer ao mesmo tempo. e o mais importante (re)começa amanha... o resto segue depois

sexta-feira, junho 22, 2007

O que é Mindelo?



eis aqui a segunda parte da explicação do nome deste blog... a escolha foi impulsionada pela patricia sant'ana, artista cidadã e amiga que passou por mindelo e que produziu estas duas obras inspiradas na agenda 21 local...

quinta-feira, junho 21, 2007

verão

foi de facto um dos dias mais longos do ano... ja nao me lembrava de estar assim tao cansado... agora vou dormir na minha caminha (ok, camona), com toda a certeza uma das ultimas vezes... fiquem bem

quarta-feira, junho 20, 2007

passo4







passamos a ponte e entramos em espanha, mas sem sair do caminho português. apreciamos a frente ribeirinha de Tui, enfrentamos a primeira subida, encontramos Santiago na catedral a cortar cabeças de mouros, perdemo-nos nas ruelas...

"Quem muda, Deus ajuda"

disse a minha mãe

segunda-feira, junho 18, 2007

ETAR Vila do Conde - Póvoa em 2010?

para posterior rectificação:
"Presidente da empresa Águas do Ave garantiu ontem aos autarcas da Póvoa de Varzim e Vila do Conde que no Verão de 2010 entrará em funcionamento a ETAR Terciária que vai travar a poluição da orla costeira. Em contraste, foi confirmada a inviabilidade de uma solução provisória que garantisse o tratamento dos efluentes descarregados no mar. Por isso, as salmonelas podem estar de volta este Verão"
mais aqui

sábado, junho 16, 2007

ruralidade


ao contrario do que muitos pensam, o futuro de portugal passa pela ruralidade e não pela "modernidade"

duas boas noticias:
- a Herdade da Poupa, em Castelo Branco, ganhou o prémio de "melhor propriedade rural" europeia de 2007. mais aqui
- Portugal é um dos países mais biológicos da União Europeia. mais aqui