quinta-feira, dezembro 28, 2006

último post...


... de 2006. Para partilhar o momento mais divertido do ano. Na festa do Natal do GEA (grupo de estudos ambientais onde trabalho) os meus colegas decidiram apresentar o ContraGEA, sátira inspirada no contra-informação. Fizeram bonecos para todos (o meu está acima... como estive em Cuba...) e depois foi só rir com as paródias. Não estou autorizado a divulgar mas... a certa altura aparece o "che macedo" e diz:
"… o Mindelo ainda há-de ser nosso outra vez! Sim porque eu quero um Mindelo só para mim! E vou fazer do Mindelo a Cuba da Europa! Acham bem fazer um referendo para saber se gostam de mim no Mindelo?"

Ok, não me lembro de ter chorado tanto a rir! confesso que adoro ser satirizado (e satirizar), porque é divertido e porque as caricaturas, ao extremarem as personalidades, são retratos muito... digamos, pedagógicos. A ironia é sem dúvida o meu estilo de escrita favorito, em especial com carácter de intervenção (dai a minha "admiração" pelo Pedro Vieira). Uns sonham em aparecer na VIP, eu sonho em aparecer e/ou escrever no Inimigo Público (a minha leitura favorita).

Agora que conhecem o meu verdadeiro retrato, aqui fica um enorme agradecimento a todos os que brincaram comigo em 2006 e votos de 2007 com muito humor! Boas entradas!

PS1: e pensar que estive mesmo para nao ir à festa... tinha medo de me melindrar com a presença da Marta e do namorado. Acabou por nao me incomodar e ser mesmo um momento libertador. Nada como enfrentar de frente os nossos medos!

Ps2: o pretexto serviu para criar o meu segundo blog, o contragea, cuja autoria partilho com os meus fantasticos colegas e amigos do GEA. (in)felizmente é de acesso restrito...

PS3: um abraço especial para o meu amigo VC, para que deus lhe dê em dobro tudo o que me desejar...

sempre presente



"This project is dedicated to those who are concerned with the future of this beautiful blue planet, our space-ship Earth. The correct use of renewable natural energy resources is the key to a better future" Paulo Macedo

introdução a um trabalho escrito em 1985 sobre energias renováveis, ainda hoje perfeitamente actual

tarifário de saneamento...

... vai aumentar 10% em 2007. Eu já ficava contente se se dessem ao trabalho de enviar factura/recibo... por falar nisso, vou denunciar este (falta de) procedimento à DECO. nao tem jeito nenhum nao prestarem contas do valor cobrado.

xinofobia (II)

resposta recebida sobre este assunto do Alto Comissário para a Imigração e Presidente da CICDR, informando-me do teor do comunicado emitido no passado dia 18 de Dezembro sobre os alegados raptos em lojas de venda de produtos chineses.

somos um exemplo

Exemplo português é apresentado pela Comissão Europeia como o que os futuros membros do euro não devem fazer >>

corrupção autárquica

ele lá sabe que está por dentro...

espero-te



Tu tens aquele "nao sei o que"
Que nos deixa loucos
de curiosidade
de paixao
e estas fechada
nesse remoinho de emoções
que te afunda sem qualquer razao

espero-te
para te dar a mao
para te elevar ao altar
atenção ao "e" que é importante
tu mereces tudo de bom
e esta mesmo ai
à tua espera

quarta-feira, dezembro 27, 2006

ontem no aeroporto


estranha aparição: várias pessoas com barretes de pai natal empunhavam esta imagem com a frase "viram?"

terça-feira, dezembro 26, 2006

dvd-rom


o projecto dvd-rom (defesa e valorização da reserva ornitológica de mindelo) realizou hoje mais uma fantastica acção. a partir de agora a rom esta mais protegida, nao graças a nenhum mecanismo tecnocrático (esses deixamos para a cm) mas devido a uma intervenção no terreno que me abstenho de divulgar. e para quem pensa que eu sou o maior "maluquinho" da reserva devo dizer que há outros bem "piores". juntos venceremos!

PS: são dias assim que dá gosto...

verdade e consequência


a SIC a prestar um serviço público, fantastico. com a exibição hoje do filme "o dia depois de amanhã". confesso. fiquei impressionado. factos e imagens nao pararam de me vir à cabeça. a onda de calor que provocou 1953 mortes a mais em Portugal em 2003. os incêndios. o tsunami que exactamente dois anos atras provocou mais de 285.000 mortos. o recente Outono que foi dos mais quentes registados até hoje. ou a recente visita à praia de Mindelo para constatar o tremendo avanço do mar nos últimos meses. está tudo à vista. para quem quiser ver. certificado pelos melhores cientistas. o Katrina em 2005 mostrou o quanto os nossos governantes (não) estão preparados para o que está a acontecer (foram mais de 1.000 mortos em Nova Orleans).
em vila do conde continua-se calmamente a construir em zonas identificadas como de maximo risco de avanço do mar, de acordo com dados oficiais. para já os estragos têm sido apenas materiais. quando isto começar a aquecer, passe a expressão, quero-te ver na televisao a admitir que erraste e a assumir as culpas. por isso e por tudo o resto, que fizeste ou que deixaste por fazer. mas nessa altura estarás certamente nos funerais a prestar condolencias. ou refugiado em algum canto. outros nao terao tanta sorte.

segunda-feira, dezembro 25, 2006

hoje, na TV

meus deus, onde nós chegamos, aconselhar a ver televisao... tss tss.... perdoem-me que é da epoca...
hoje às 22h na SIC, O Dia Depois de Amanhã* e depois às 00h30 na 2: Feliz Natal**

*muito util para nos prepararmos para os efeitos das alterações climaticas
**idem

CONTRA MUNDI



As fadas, sabes, dormem todo o Inverno.
Um sono só, uma espada invencível
suspensa sobre a crueldade do mundo.

Às vezes, em segredo, molham os lábios
na água de outros lábios, mas a sede e o deserto
estiolam o corpo.

O corpo das fadas é um arco de bailarina
um trapézio no mais puro abismo.
Algures, no mar alto
Algures, nos jardins de Granada
Algures, nos bosques mais profundos

dormem as fadas.

Hoje, ao conhecê-las, demorei um pouco,
tropecei nas palavras, bebi o vinho novo,
afaguei-lhes os cabelos, mordi-lhes a pele.
Séculos e séculos de beleza e de sofrimento
entraram em mim lentamente.

Só então chegaste e com o sorriso
fechaste a porta.

Porto, 12 de Fevereiro de 2005

João Teixeira Lopes

PS. candidado ao primeiro lugar no concurso.
a ilustração é da minha responsabilidade

só eu sei...

natal II

e assim termina o natal. depois de um belo peru, de um vinho com 140 anos, de uns bons jogos de ping-pong com os sobrinhos, de mais uns quantos meninos jesus, para mim chega. foi muito bom mas estou cheio. cheio no sentido digestivo do termo, ou seja, literalmente mesmo. ufa! acho que preciso de dar sangue outra vez...

natal


a tradição manteve-se e lá fui eu dar a minha prenda de natal para o mundo, 450 ml deste liquido precioso. o que eu não faço para conseguir comer mais 2 ou 3 rabanadas! a noite foi bem passada, com pais, irmã, cunhado, sobrinhos e demais. o momento mais divertido foi quando decidi oferecer a mim próprio o último número da revista egoísta. a minha sobrinha virou-se para mim e acusou-me de "batoteiro!!!" :)
de resto lá ofereci quotas de emissao de CO2 e equipamentos para salas de aula na Etiópia. acho que o pessoal já espera destas coisas deste tipo que tem a mania de ser diferente lol
entretanto recebi uma série delas, das inevitaveis meias e pijama, até uma (nova) viagem à neve. outro momento divertido foi quando o ricardo (sobrinho) me ofereceu dois postais de natal. excedeu-se na sua azafama natalicia!
mas acima de tudo foi uma noite passada em familia, e é isso que torna o natal especial. é a unica vez que o fazemos em 365 dias...
Ao chegar a casa descobri... o menino Jesus! foi só liga-lo à matrix e voilá... obrigado mãe!

sábado, dezembro 23, 2006

azevinho



aqui fica uma mensagem (e foto) recebida da minha mãe em outubro no marão a comemorar 64 natais.

"Cheirinho a Natal.....
Se tivesse a idade dos meus netos, tirava curso de fotografia, mas tb. de polícia ...ou ou....
Ou vais para a "quistura", ou nada
No meu tempo não havia fotos, nem PCs, nem TVs......
mas havia MUITO MAIS TEMPO em cada dia.....................
e o Marão estava lá....na velha estrada....devagarinho
sempre em recta...o que é encolhida, como te dizíamos, Pedro..........
e o azevinho já deve ser como eu velhinho...mas tão bonito!
E não é aqui chato, como a velhinha...O SILÊNCIO.......
O SILÊNCIO...acho que elas ouvem, mas nós só as ouvimos quando está VENTO....BOM FIM DE DIA"

PS depois do natal, quando era pequenito, costumava espetar na terra do quintal os ramitos de azevinho. hoje ainda lá estao, transformados em árvores.

sexta-feira, dezembro 22, 2006

concurso para a melhor mensagem de boas festas

estao abertas as candidaturas. original ou recebida de alguém. coloque aqui!

para mim, e até agora: http://www.spirituc.com

(menção honrosa para a beta)

bravos do mindelo?


como a época é especial, decidi partilhar convosco algo que, estranhamente, nunca tinha partilhado. porque é que este blog tem este nome? bem, por acaso há uma série de razões, todas ela radicadas naturalmente nos bravos do mindelo, ou seja, aqueles que (supostamente) desembarcaram em Mindelo em 1832 para "liberar" a cidade do Porto. a primeira (e fundamental) motivação para a escolha do nome (as outras irei revelando) é que de facto sou descendente dos bravos do mindelo, mais precisamente tetraneto de Joaquim Zeferino Luiz de Sequeira, cujo nome está devidamente inscrito no Obelisco da Memória.

ontem e hoje...

reuni com quatro presidentes de câmara para dar início a agendas 21. devo dizer que todos eles, muito diferentes, me causaram boa impressão. os nossos governantes ganharam crédito. vamos a ver se se confirma.

Natal

a noite mais longa e o dia mais curto do ano

Nassica, outlet ou outlaw?

Este Blog agora tem uma "versão impressa". Podem consultar aqui o primeiro artigo publicado hoje no jornal.

quinta-feira, dezembro 21, 2006



Obrigado amigo João. Por favor continua a mostrar-nos o quanto belo é o mundo. mesmo aqui ao nosso lado, à nossa volta, dentro de nós e dos outros.

segunda-feira, dezembro 18, 2006

Congonhas



é lá que tenho outra familia, nao, familias, muitas, muitos amigos, muitas paixoes, muita saudade. outra vida, interrompida mal tinha começado, outro pai, outra mae, tantos amores. no ultimo dia, antes da partida, mergulhei debaixo da cachoeira para congelar aqueles dias. e assim ficaram, bem guardados e a salvo do tempo. dizem para nao voltar, que se quebra o encanto. mas um filho sempre a casa retorna.

Breaking News!!!

Fui eleito a "Pessoa do Ano" pela Time!


Sim, eu, que controlo a nova sociedade da informação. Tenho um blog, tenho vídeos no YouTube, actualizo a Wikipédia e a página dos Amigos do Mindelo, dinamizo uma mailing list com 2164 membros, etc etc
Eu e tantos outros. Bem-vindo ao nosso mundo!

PS. Só me falta uma ciber-namorada

Aquecimento global (14)


calcula e compensa as tuas emissões. eu já tratei das minhas (e não só)

uma no cravo outra na ferradura



em jeito de antecipação às promessas do novo ano, aqui fica o meu compromisso de sempre que criticar, também elogiar. afinal, de acordo com o segredo, isso ajuda a atrair coisas boas...

domingo, dezembro 17, 2006

hoje no público

Criação de paisagem protegida em Vila do Conde adiada

"Na criação da área de paisagem protegida o que está em causa é um local de excelência na área metropolitana do Porto."

teresa andresen, docente na universidade do Porto

hoje os Amigos do Mindelo receberam mais uma medalha. o localmente conhecido por OdC ou alguem a seu mando colocou esta fantastica faixa na praia de mindelo, apontando para as tristes obras da remoção da conduta da praia, já aqui relatadas. medalha porque? estas obras foram por nós denunciadas, a tempo e horas. agora alguem tenta aproveitar-se dessa vergonha para nos acusar de sermos os responsaveis. curioso nao? é porque nao conhecem o OdC. ele dar-se ao trabalho de colocar isto é sinal de que somos um espinho encravado na sua estrategia de converter mindelo numa maquina pessoal de fazer dinheiro sujo, a todo o custo. ou seja, a nossa estrategia esta a funcionar. pouco mas funciona. obrigado pela medalha de mérito!

PS. tachos? sim confesso. eu pessoalmente ando a lutar à 10 anos pela reserva do mindelo, a atacar o poder instituido, a sacrificar a minha vida pessoal e profissional, porque no fundo no fundo, e apesar de nunca me ter faltado bom e muito trabalho, preciso de um tacho. por isso já sabem, se quiserem que eu desapareça, ofereçam-me um belo emprego de vereador da camara (nao aceito menos) ou um apartamento no ultimo piso da torre "rolas de mindelo" a construir em silvares. mas com vista para o mar por favor.

hoje...


a praia de Mindelo estava assim. descarnada.

este é um sinal grave da aceleração da erosão. este fenómeno já ocorreu em praias mais a norte que hoje em dia já deixaram de existir. as dunas estão todas desfeitas, o restaurante dunas está quase a cair na praia... (a CCDR costuma dizer que sao dunas estaveis para permitir mais construções). mas ainda assim é a melhor praia do mundo.

hoje...


o Rio ave estava assim. forte mas triste.

nas margens do rio ave resistem múltiplas azenhas degradadas pelo abandono. em alguns locais as margens foram ocupadas por construções clandestinas. vamos fazer mais uma denuncia à CMVC. haverá resposta? haveremos de voltar lá para confirmar...

ontem...


o rio minho estava assim. fantástico!

há que admitir que do lado espanhol a natureza estava bem mais exuberante... mas deste lado existe uma ecovia!

OK, confesso que plagiei o estilo deste post

sexta-feira, dezembro 15, 2006

o rei vai nu


hoje na reuniao do conselho do norte nao resisti e lembrei esta historia aos meus queridos colegas conselheiros, na maior parte de autarquias, apos ouvir o ricardo magalhaes da ccdr contar como o prot do norte vai ser o plano mais inteligente de sempre. acho que ele nao gostou ja que nem sequer se dignou a responder à minha pertinente questao: com todo o historial de planos metidos na gaveta, de pdm suspensos para permitir construções em ran, zonas de risco, etc (dei varios exemplos de vila do conde), que garantias temos nós, cidadaos, que este vai ser diferente? o silencio da resposta foi elucidativo: nenhumas.

quinta-feira, dezembro 14, 2006

Amigo VC

Hoje fiquei contente. Deste sinais positivos. mas acredita, é preciso ter muita paciencia. Finalmente procuras a visao, o conceito como lhe chamaste. Queres conhecer exemplos que todos nós conhecemos. eles estao ai. bem à frente dos teus olhos. nao precisas de mais nada. tu tens o poder de fazer a diferença. estás muito à frente do que os que te antecederam. apenas basta-te descobrires isso. e partilhares com quem tu sabes. vais ver que nao é assim tao dificil. se ele quiser pode conseguir tudo o que sonhamos e ainda mais.

hoje quase que achei que ate nos podiamos entender. bastaria que deixasses de tentar controlar a nossa energia. de a manipular. sabes... é impossivel. ela deriva directamente da rom, é lá que a bebemos, nao perguntes como. mas tu conseguiras descobrir. basta que passes algum tempo por lá, sozinho. que te abras. vais ficar surpreendido com o poder dela. com o poder que te dá.

seras tu o homem para concretizar o nosso sonho? tao perto e tao longe. eu acredito que sim, acredito em ti. cada vez estou mais só nesta fé na vossa possibilidade de descobrir a visao. mas continuo a acreditar.

sabes que mais? nao posso ser mais sincero do que isto nem mais afavel. podes contar connosco.

may the force be with you!

amigos?

seminário rom

estao mortinhos para saber como correu nao estao? ora, fossem!
OK OK novidades em breve

alguém pode substituir-me?

acabei de ser convocado para amanha ir à reuniao do conselho regional do norte, em representação das ONGA. estou tou farto disto... a verdade é que temos marcado alguns pontos mas no essencial estas reunioes, com a maior parte dos presidentes de camara do norte e outros que tais, sao mesmo frustrantes... a começar porque a CCDR nao encara, como devia, o conselho como um verdadeiro conselho. apenas o usa para fazer apresentações e mandar pastilhas. vai metendo no programa o tema "fundos comunitarios" e lá aparecem os presidentes de camara (quase) todos de bolsa aberta e vazia (por acaso o mario costuma faltar) mas praticamente nao dao nenhum contributo... nao é que tenham muitas oportunidades dada a forma como a reuniao é conduzida. eu cá por mim mando sempre a minha colherada :)

quarta-feira, dezembro 13, 2006

lamechas, eu???

"O amor é aquilo que está contigo na sala, no Natal, se parares de abrir os presentes e escutares com atenção" Bobby, 7 anos
(recebido da paula)

tive um pesadelo... era o meu dia de anos mas ninguem me ligou nenhuma. nao recebi nenhuma prenda ao contrario de todos os outros. e aquele gajo, aquele gajo!!! vestido de vermelho e com uma barba ridicula, só esse teve alguma atenção... acordei a gritar: "ei?!!! é o MEU aniversário!!!"

momento histórico para Mindelo


Praia de Mindelo, hoje

já aqui denunciei este problema. Agora começou a resolver-se, embora ainda e apenas na parte "estética".

Vamos puxar pela memória (leia-se mergulhar nos arquivos dos amigos do mindelo) porque isto merece o trabalho. afinal, é um momento histórico.

Em 1992 (ano de criação da associação) a Camara Municipal de Vila do Conde decidiu pegar em duas pequenas linhas de água, algumas águas pluviais e muitos esgotos e encaminhá-los para um poço sumidouro em plena praia de Mindelo. De imeadiato os Amigos do Mindelo protestaram publicamente e junto de várias entidades.

O Presidente da Câmara, Mário de Almeida, acusou a associação de emitir declarações levianas e relacionadas com questões politicas.

Com as primeiras chuvas surgiu de imediato o "chafariz" de esgotos em plena praia, tal como previsto pela associação, que chegou a receber uma "elegante" tampa. Esta situação manteve-se até recentemente e durante mais de 10 anos.

A CCDR aprovou as obras, a capitania primeiro embargou mas depois aprovou, porque "a situação era provisoria, até que a camara criasse a ETAR, num prazo maximo de 2 anos". claro está, a ETAR nunca foi construida.

Em 1993 e 1994 a CMVC avançou com a construção de um dreno directo ao mar, a partir do poço sumidouro. Para isso teve que dinamitar várias rochas existentes na ponta da Gafa.

Os Amigos do Mindelo voltaram a reforçar os protestos junto de varias entidades nacionais e internacionais. Com a destruição das rochas a erosao costeira iria aumentar a sua força (em 1996 esta situação obrigou a gastar quase um milhão de euros na construção do actual enrocamento).

A CMVC manteve a sua actuação desvalorizando as criticas.

Os Amigo do Mindelo escreveram na altura: "as obras agora em curso nao constituem a unica solução para um problema que a propria CMVC criou contra todos os elementares principios da boa engenharia costeira. estao longe de constituir uma solução tecnicamente aceitavel. e nao terao qualquer aproveitamento futuro."

durante todos estes anos a conduta rebentou sistematicamente devido à força do mar, largando os seus conteudos pestilentos em plena praia e exigindo dezenas de intervenções para a recuperar e manter "escondida" durante o verão. as escavadoras passaram a ter presença assidua na praia de Mindelo, mesmo em Agosto. isto custou muito dinheiro.

a camara (?) iniciou agora a remoção da conduta, tal como ilustra a imagem acima. Fica o registo do "tempo de reacção e aprendizagem" da nossa autarquia.
14 anos para nos darem razao. nao é mau.

4 notas + apenas:
  1. a conduta está a ser retirada porque entretanto as aguas pluviais, já bastante aliviadas de esgotos, saem um pouco mais a sul. o triste espectaculo mantem-se. aguarda-se ainda uma solução que a ccdr continua a prometer...
  2. a solução deste problema é considerada uma das prioridades pela população (ver agenda 21) e nos ultimos anos sempre foi usada para lutas politicas em mindelo
  3. fazer justiça ao homem que esteve na base do trabalho desenvolvido pela associação nesta area e que "profetizou" tudo o que veio a acontecer: o geologo Serpa Magalhaes
  4. vamos acompanhar as obras. cheira-me que vai ser "pior a emenda que o soneto" (mais uma vez)

o eterno adiamento



A Câmara Municipal tinha anunciado para esta sexta-feira uma reuniao do grupo de trabalho para discutir o plano estrategico para a ROM.

Aposto que vao adiar mais uma vez. O contador continua activo e aproxima-se dos 500 dias... é este o "poder" que temos em vila do conde.

terça-feira, dezembro 12, 2006

google earth

uma sugestão de passeio, para quem usa este programa. com patrocinio do ouriço

segunda-feira, dezembro 11, 2006

seminário



"O agroparque ou urbaparque? À excepção de 2 ou 3 árvores o resto são casas, relva e metro…" disse a Marta. "Vacas no caminho do metro" disse o Fernando. Pessoal a espiar os vizinhos, digo eu.
Não sei, mas parece-me que nao vou ficar tao surpreendido como no ano passado. Bem, nada como baixar expectativas antes do acontecimento... vais aparecer certo?

depois da tempestade vem...


... um frio do caraças

PS. vistas da minha casa

ROM


no Sábado andei pela ROM... já nao ia lá ha algum tempo... como sempre, fiquei maravilhado e angustiado. maravilhado com o efeito das ultimas chuvadas: nas dunas e matas surgem dezenas de lagoas, algumas bem grandes. passarada nao vimos muita mas presenciamos cenas espectaculares que nem me atrevo a descrever para nao suscitar raivas. carvalhos, castanheiros, sobreiros, pinheiros, eucalitos majestaticos... lindo! mas tambem grandes razias de arvores junto a ribeira de silvares e novas lixeiras... tanto potencial por aproveitar!!!
PS. adorei andar de galochas outra vez! é tao fixe chapinar na água...

aberto o periodo de candidaturas



abre-se, excepcionalmente e por periodo limitado, a possibilidade de enviar candidaturas a esta comunidade. dispenso a enumeração dos criterios de admissibilidade (gostar de caipirinhas, ser um cidadao empenhado...), para sintetizar numa condição unica e fundamental: ser boa pessoa. serao realizadas exaustivas provas aos candidatos.

domingo, dezembro 10, 2006

Há coisas...

O Pedro e a Paula acabaram de sair cá de casa. vinham literalmente siderados. andam a bater porta-a-porta na campanha de compostagem e descobriram uma casa de fadas, no Oasis, em Mindelo. nunca tinha visto ninguém tão maravilhado. nem conseguiam descrever, os olhos brilhavam intensos... será o paraiso na Terra?

sábado, dezembro 09, 2006

coincidências

qualquer relação entre os dois ultimos posts é pura coincidencia

nassica



Em Vila do Conde nada é sagrado, apenas o poder de alguns fazerem o que quiserem. Para a construção de uma "cidade de lazer e negócios" com área equivalente a 50 campos de futebol, conhecida por Nassica, escolheu-se a reserva agricola nacional. sim, aquela que é suposto salvaguardar os nossos melhores solos. A área foi toda desmatada e aterrada, o projecto foi parcialmente inaugurado em 2004 (na imagem area avermelhada) e só um ano depois é apresentado o estudo de impacte ambiental, uma situação grave que ninguem decidiu punir (se nao fosse a pressao dos amigos do mindelo provavelmente nem o eia teria sido feito). claro que o eia concluiu, passo a citar, "dado que grande parte da área já se encontra aterrada, logo desmatada e dado o reduzido valor conservacionista da área de estudo, estes impactes serão pouco significativos". É preciso ter lata!
Agora, ainda nao concluido o processo de avaliação de impacte ambiental, ainda sem ter sido feito o prometido plano de pormenor, e eis que a câmara decide simplesmente suspender o PDM em 180.000 m2 (reuniao de camara da proxima segunda-feira). assim tira-se da frente mais este "estorvo" que aparentemente so serve para regular os pequenos e facilitar a vida aos grandes (os terrenos de reserva agricola ficaram baratinhos... porquê gastar dinheiro a comprar zonas industriais, que as há ali bem ao lado e vazias?).
como é possivel permitir construir na reserva agricola com o argumento de que nao existe alternativa?? como se pode construir um empreendimento destes sem sequer estar sujeito a licenciamento comercial?? sem acautelar os enormes impactes que vai ter?? E afinal, o projecto é de 180 (como no eia) ou 350.000 m2, como anunciado??
HUMMM.... se calhar a resposta está nas mais valias que alguns, poucos, vao receber a custa dos recursos naturais, paisagisticos, alimentares... que sao de todos. pelo menos o rio ave FC já ficou a ganhar com o patrocinio do Nassica, que curiosamente já recebe desde os tempos em que ainda nem sequer se falava no projecto. mas lá está, quem tiver melhores soluções que apareça, como diz o presidente da mesa da assembleia geral do clube, mario de almeida.
Tudo aqui

sexta-feira, dezembro 08, 2006

corrupção em Portugal


  • Em Portugal a corrupção envolve sobretudo os partidos políticos, afectando a vida política e o sector privado.
  • O papel do Governo no combate à corrupção é ineficaz.
Estas são duas das conclusões do relatório da ONG Transparency International, lançado ontem. Amanhã é Dia Internacional Contra a Corrupção. Alguém quer contribuir com alguma denúncia?

quinta-feira, dezembro 07, 2006

empatas

sinceramente ja nao me lembro se votei neste governo. sei que nao votei neste presidente (ha erros que so se fazem uma vez na vida). para já ainda conta com o meu apoio, principalmente pela dificuldade em pensar em alternativas melhores.
mas ontem a ver o fcp-arsenal lembrei-me dos nossos governantes. socrates e cavaco fingem que querem ganhar o jogo mas o empate serve-lhes perfeitamente já que dá acesso à proxima fase. rematam mas ao poste. fingem-se reformistas mas sao mais do mesmo, tao so pragmaticos. confesso que inicialmente fui enganado. nao é pecado grande. a propaganda é muito boa.

nada como semear

é verdade... às vezes parece mesmo que nao vale a pena. batemos a esta porta, aquela, e sempre somos recebidos a frio... ninguem quer saber... continuamos a semear e de repente, se calhar um ano mais tarde, as portas começam-se todas a abrir ao mesmo tempo! o campo floresce! é o que começa a acontecer com os ecoclubes, e que ja experimentei com varias coisas na vida. por isso é que a persistencia é uma qualidade tao importante. nunca desistas

Natal


como anda toda a gente a cortar arvores para enfeitar decidimos inverter a tendencia e oferecer arvores para plantar

queres uma?

planta um presente a pensar no futuro

Angola


os meus amigos ze ze camarinha e kamano (nomes ficticios mas casos verdadeiros) foram para Angola e apanharam paludismo...

ilusões


o pinto da costa passou cá em casa hoje (sim, ele tem casa em mindelo, como toda a gente importante, incluindo a minha dentista) e disse-me que se vai abrir um periodo excepcional para migração de associados do sporting e benfica para o FCP, com condições promocionais. é aproveitar seus mouros!

(pode ser que com esta provocação o meu pai coloque aqui um comentario)

coincidências

qualquer relação entre os dois ultimos posts é pura coincidencia

(hoje prometi a mim mesmo comer pelo menos 2 peças de fruta por dia)

quarta-feira, dezembro 06, 2006

Doce alemão


Em Agosto de 1997 andei pela Reserva da Biosfera de Rhön, Gersfeld, Alemanha. Como participante num intercâmbio sobre agricultura e ambiente visitamos quintas e áreas protegidas, e locais extremamente interessantes da antiga alemanha de leste e "terras de ninguem" da antiga fronteira. com participantes alemães de ambos "os lados" geraram-se discussoes muito curiosas...


para a posteridade ficou este espectacular... hummm... doce de semola de trigo e frutos silvestres, que foi o meu sustento ontem durante todo o dia (e que a paula, oportuna visitante, teve a oportunidade de provar). receita aqui

dentista

vou agora à consulta... ai, ai, ai...

lucidez

os meus fantasmas estão todos na minha cabeça. na realidade não existem por isso merecem pouca atenção

dedos nas feridas


Estive a analisar os contributos do Grupo de Trabalho para a Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, reunido pela Comissão Nacional da UNESCO, e encontrei estes dedos nas feridas, escritos pela fantástica Luísa Schmidt (uma das pessoas com mais tem estudado estas matérias e que menos papas na lingua tem):

"Por um lado, o estado de desinformação generalizado da sociedade portuguesa em relação a temáticas centrais da modernidade tem evidenciado dificuldades e lacunas de conhecimento. Por outro lado, os níveis de desconfiança pública nas instituições são dramáticos e têm aumentado nos últimos anos sobretudo entre os sectores etários mais baixos. As consequências combinadas destes dois factores são o desinteresse e a desmotivação generalizados em quase todos os assuntos que se não restrinjam directamente aos quadros da vida quotidiana.

Entretanto ao nível das decisões políticas e dos seus responsáveis, com raríssimas excepções, não tem havido nem empenho nem investimento bastante na consolidação da cidadania e dos mecanismos participativos. Antes pelo contrário, continua a prevalecer uma lógica avessa ao envolvimento da sociedade civil nos processos de planeamento e de decisão. Então em matéria de sustentabilidade, os nossos responsáveis políticos divergem acentuadamente nas suas acções relativamente às dinâmicas internacionais."

É isto que eu constato todos os dias... mas sabem o que mais? A estratégia que eles apresentam até está bem feita e parece que alguém está preocupado em concretiza-la. Podem bem transformar-se na primeira excepção à inconsequencia cronica dos processos de planeamento em Portugal.

terça-feira, dezembro 05, 2006

mission impossible

conseguir terminar o artigo hoje

saudades

há dias assim, em que custa sair da cama... mas hoje acordei com a tua voz, tão perto e tão longe...

voluntários

hoje é dia internacional do voluntariado. parabéns para mim e para todos os voluntários, em especial os amigos de mindelo
:)

"voluntariado como expressão do exercício livre de uma cidadania activa e solidária"

PS. como nao podia deixar de ser em Portugal, assinala-se a criação de mais um banco nacional de voluntariado ... é sempre a mesma coisa, sempre a repetir o que já foi feito, a fragmentar, dividir...

segunda-feira, dezembro 04, 2006

velhos?

só no velhão

(recebido da caipiwoman)

domingo, dezembro 03, 2006

AOS



através de um simpatico convite do Fernando, o mais recente membro da comunidade do burgal, fomos ate Mortágua, a sua terra natal. passando à frente a recepção fantastica dos pais fernando, a excelente comida, os vidros e vasos partidos, a jerupiga, a salamandra, os autocolantes do planalto beirao, a bilha dos segredos em barro negro, a morte do juiz, a fabrica da ceramica, os simpaticos caminhos sinuosos de cimento, as fontes luminosas, as conversas do mercurio, a sesta, a lareira, o filho da cidade do sol, o interrogario de cultura geral, o barreiro e a fabrica de ceramica, a tonelada de cobertores, a alvorada ruidosa, as pipocas na lareira, a louça mal lavada, os tempos da tropa, os telefonemas de angola, o caramulo, o buçaco, o luso, a mealhada, os leitoes, a chanfana, os 400km, os ruidos misteriosos, o sol, a chuva, a lua, as caminhadas, a compota de cereja, as tupperwares, a musica pimba, a musica tantrica, o cabeço da neve etc etc fica aqui registada a visita à casa e tumulo do estadista, ditador e criador da reserva ornitologica de mindelo, antonio de oliveira salazar.
Já os meus pais me diziam, "Salazar deve morrer não faz falta à Nação" ficando a pontuação da frase para cada um.
Fica o pensamento que de um ditador conhecido e referenciado, às vezes parece que passamos para um contexto de muitos, e alguns bem encobertos ou nada assumidos. da falta de liberdade de expressao, parece que temos agora a auto-negação da sua pratica, de torturas para perseguições publicas que em muito nada sao diferentes, de uma cidadania negada, para uma cidadania frouxa ou amordaçada, da simplicidade e quiça honestidade, para a opulencia da corrupção... se nada disto, ou algo disto, é verdade, ou ate mesmo ao contrario, ou nem bem assim, tambem é um facto que voltar atras ninguem quer, e eu tambem nao, se mais do mesmo muito menos, a verdade, pelo menos para mim, é que continuamos a precisar de uma revolução.

sexta-feira, dezembro 01, 2006

os jovens e o Presente da Europa


é onde vou estar amanhã, no maior evento associativo nacional da juventude, a dinamizar parte de um workshop sobre desenvolvimento sustentável (ecoclubes)

espero que não me considerem demasiado velho e me deixem entrar! :)

A pensar mudar de emprego?

os melhores locais para se trabalhar em Portugal
excepto, claro, o melhor local do Mundo

chalaça

Feriado de 1 de Dezembro e eu aqui "preso" a escrever um artigo para uma revista da Galiza-Norte de Portugal.

Com a actual inspiração, acho que vou demorar mais de 60 anos a livrar-me dos espanhois.

Alguém quer sugerir um tema relacionado com sustentabilidade?