quinta-feira, maio 10, 2007

Visitas a Mindelo


não quero deixar de dar o meu contributo para as visitas que se anunciam. sugiro algo como o que fiz hoje de manha, com uma biologa do CIBIO/Vairão, especialista em anfibios (o Mindelo é considerada uma das áreas em Portugal com maior diversidade destes animais), e um fotografo de natureza: começar pelas lagoas de mindelo (as tais que foram retiradas da proposta da nova area protegida, apesar dos nossos protestos, já que sao/eram um dos locais de maior biodiversidade da regiao, de acordo com um estudo da mesma equipa que fez a proposta para a nova ROM), onde se pode constatar que 90% da área foi recentemente aterrada e se plantaram eucaliptos (ainda assim encontramos algumas especies "protegidas"), e seguir para a área do Nassica, onde se constata a mesma coisa, embora neste caso os eucalitos sejam lojas e parques de estacionamento (nas poucas lagoas que restam ainda, no meio dos aterros, podem-se encontrar anfibios raros e até vimos um pato-real, para nao falar nos dois patos dos seguranças que se vieram meter connosco).

(tenho um pressentimento que os sapos ainda vão passar a ser um tema importante neste blog, daqueles que custam a engolir, ou daqueles encantados que se transformam...)

uma coisa é certa, a natureza, aquela de que fazemos parte, continua a soprar forte e indomavel, e, apesar de ter parecido um relato triste, continua extremamente bela, pelo menos aos meus olhos). mesmo no meio do "caos", hoje consegui apreciar a sua tranquilidade... ainda que por breves momentos, é certo... obrigado corredoras

1 comentário:

seforis disse...

Vá! Vais ter que explicar essa das corredoras. A propósito, vi um esquilo ao pé do Nassica :-). Outra coisa. Aquilo de Fátiam era a sério. Caso não estejas a pensar que seja vou ter que o fazer sozinho em Julho que é a altura em que tenho férias. Não posso deixar passar mais tempo. Estou a ficar velho :-). E a causa é nobre! Mas, se não hover uma comunidade de Mindelo que me dê apoio. Azar :-). Tentarei sozinho e ver se o consigo fazer em 70 horas. As lagoas eram lindas...as corredoras talvez também o sejam. Vá lá, devenda:-)