sábado, outubro 14, 2006

Aquecimento global (11)



"Filipe Duarte Santos, coordenador do projecto nacional sobre alterações climáticas, foi um dos especialistas que, ontem à noite, se dispuseram a comentar o filme ‘Uma Verdade Inconveniente’. Não é, contudo, de ontem que este professor de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa vem alertando para os efeitos da mudança do clima em Portugal. Entre as principais ameaças contam-se a subida do nível do mar e a consequente erosão da costa. Mas não podem descurar-se também aspectos como o aumento dos incêndios florestais, das mortes por calor e das doenças respiratórias.

Segundo Filipe Duarte Santos, actualmente “existem já sinais de mudança climática”. O aumento da frequência das ondas de calor (só este ano foram quatro) e dos fenómenos climáticos extremos (chuva torrencial, como a que assolou há dias Freixo de Espada à Cinta) são indícios de perturbação do clima.

Estudos recentes permitiram identificar cerca de 630 quilómetros da costa como zonas de risco, o que corresponde a 67 por cento do total – aproximadamente 950 quilómetros. Num cenário de subida do nível do mar, esta situação mostra de que maneira Portugal pode ser vulnerável às alterações climáticas.

(...) Quer Filipe Duarte Santos quer Carlos Pimenta entendem que uma parte importante da solução reside na “descarbonização da economia” (...) Portugal é um dos países mais distantes da meta de redução entre os membros da União Europeia."

Ler mais (Correio da Manhã)

Sem comentários: