domingo, outubro 15, 2006

Câmara desperdiça oportunidades

Recententemente a CCDR abriu candidaturas para financiamento de "projectos integrados, no enquadramento temático do “Desenvolvimento Rural e Local”, que, a partir, por exemplo, de um dado recurso endógeno (ex: parque natural, albufeira, rio), (...) permitam encontrar para cada território a(s) sua(s) oportunidade(s) de desenvolvimento económico. Nesta acção poderão estar, a título exemplificativo, incluídas acções como (i) apoio a visitas de sensibilização/visitas guiadas de determinados públicos-alvo (jovens em idade escolar, etc.), bem como a concepção e desenvolvimento de materiais científico-pedagógicos (atlas, folhetos, desdobráveis, etc.); (iii) o apoio à estruturação de percursos e, posterior, divulgação (estudo, caracterização, intervenções físicas – recuperação, limpeza e sinalização - edição de guias e mapas, etc.) e à dinamização de outras actividades de animação turístico-desportiva e de lazer; (vi) concepção e edição de brochuras e desdobráveis, exposição, animação de pontos de vendas e utilização das novas tecnologia de informação e comunicação para a divulgação, promoção de produtos e serviços locais; (i) estudos de apoio à actividade produtiva, detecção de oportunidades de investimento, mercado e marketing, desenvolvimento estratégico e organizativo para fileiras produtivas, promoção de recursos naturais, etc."


Alertada para a oportunidade de financiar actividades relacionadas com a ROM, a CMVC decidiu não apresentar candidatura e não apoiar a candidatura preparada pelos Amigos do Mindelo.

No âmbito da revisão do POOC, e enquanto representantes das ONGA, temos tentado obter financiamentos para a ROM no âmbito da preparação do próximo programa de intervenções. Em todas as reuniões e pareceres falamos da ROM. A CMVC nunca se referiu à ROM e sempre tentou desvalorizar as intervenções dos Amigos do Mindelo...

Supostamente o impedimento para a criação de uma área protegida era a falta de dinheiro... perante factos, cai por terra mais uma mentira.

Sem comentários: