quarta-feira, outubro 18, 2006

portagens na A28 (IC1)???


matem-me, esfolem-me, crucifiquem-me... mas sou a favor da ideia, embora seja preciso ter mais informação para uma opinião final. de acordo com o princípio do utilizador-pagador, que sentido faz estar todo o país a pagar as nossas auto-estradas? e além do mais é preciso internalizar os custos associados à circulação automóvel, para que haja uma concorrência leal com as outras alternativas.
sempre achei que criar portagens antes da existência do metro seria um crime, pelas deficientes alternativas em termos de transporte público. depois do metro seria um crime não ter portagens, pela tal concorrência desleal.
e a nossa velhinha N13, municipalizada ou não, não deixa de ser uma alternativa (embora não acredite que cumpra o critério do governo de representar apenas 1,3 vezes o tempo de circulação na A28*)...
uma das dúvidas que está por esclarecer é qual o destino dos 100 milhões de euros que irão ser arrecadados... já estou a adivinhar que o presidente da Câmara vai pedir contra-partidas para defender a ROM... (I am a dreamer)
e não se percebe minimamente que a SCUT do Algarve fique de fora!!!

Ah, uma nota. poucas pessoas serão tão prejudicadas como eu, que circulo várias vezes por semana em toda a A28

*cá fica a dica para quem é contra as portagens... o presidente da câmara pode convidar o ministro para tentar entrar em Vila do Conde pela N13... mesmo apesar de os limites de velocidade não se aplicarem aos ministros, como temos visto, não conseguiria compensar o tempo perdido até chegar a Viana do castelo

Sem comentários: