sábado, outubro 21, 2006

Cuba

os bilhetes já chegaram... Fidel, aguenta-te!

1 comentário:

Anónimo disse...

Algumas dicas
Documentação necessária:
Passaporte com validade mínima de 6 meses e visto de entrada

Desporto:
Golf, ténis, pesca submarina, mergulho, desportos aquáticos, pólo e equitação são alguns dos diversos desportos que se podem praticar na ilha.

Idioma:
Espanhol, se bem que o inglês esteja muito difundido especialmente nas zonas turísticas.

Moeda:
Em todos os locais a moeda corrente é o Dólar Americano ou o Peso Cubano Convertível (que tem o mesmo valor mas que só circula em Cuba). Na instância turística de Varadero já se podem fazer transacções em Euros.

Clima:
É um país tropical com temperaturas que oscilam entre os 20º C no Inverno e 35º C no Verão. As chuvas são mais frequentes no final da Primavera e no início do Outono.
Diferença horária:
Menos 5 horas do que em Portugal Continental.

Corrente eléctrica:
A corrente é de 110-120 volts e as tomadas são do tipo americanas, pelo que convém levar um adaptador para aparelhos eléctricos portáteis.

Gastronomia e bebidas:
O prato típico de Cuba é o ajiaco, uma sopa de carne e vianda. Na rica e variada cozinha afro cubana os pratos mantiveram os nomes africanos. O mais tradicional é o congri. Outra especialidade gastronómica é a zambrilla, com fatias de banana frita e amassadas; porco crepitado e carne moída conhecida como picadillo habanero.
Entre as sobremesas a melhor é a guenguel, um doce feito com grãos de milho, açúcar e canela, e entre as bebidas, a champola com gunábana, cana-de-açúcar e leite. Entre as alcoólicas as melhores são o rum e a cerveja, no entanto a estrela absoluta dos bares é o daiquiri, que se tornou através de Ernest Hemingway.

Compras:
Os produtos típicos cubanos, aqueles que são impossíveis de não levar são, sem dúvida, charutos e rum. Outro produto típico cubano são as estatuetas das virgens feitas em estuque ou gesso pintado à mão com cores vibrantes e com um estilo um tanto naïf, encontradas em qualquer loja de Cuba. A música cubana é outra boa opção para levar para casa.