quinta-feira, maio 31, 2007
desculpem a "ausência"...
... confesso que agora tenho-me dedicado mais ao meu novo blog, o quarto que criei. este foi o primeiro, o segundo é de consulta restrita ao GEA, o terceiro já era, e o novo, bem, o novo, é muito egoista. só eu é que o posso ler... :)
PS. é dedicado às formigas
1 jornal, 3 notícias tornadas públicas
Lipor vai implementar agendas 21 em 16 freguesias do Grande Porto (quem deu a ideia, quem foi? ... e quem adivinha quais foram as seleccionadas em Vila do Conde? É preciso perceber qual foi a intenção da escolha... alargar a boa experiencia de Mindelo? ou tentar "vulgariza-la"?)
O Global Peace Index ordenou 121 países com base em 24 factores como os níveis de violência, o crime organizado e as verbas que cada nação destina às forças militares. A Noruega ficou em 1.º, Portugal ficou em 9.º, os EUA em 96º, Angola é o 10.º país mais perigoso do mundo, o pior é o Iraque.
Anderson vai jogar para o Manchester United... pois, por essas e outros o meu sobrinho já ha muito que passou de fã do porto para fã do manchester... uma nova geração globalizada...
O Global Peace Index ordenou 121 países com base em 24 factores como os níveis de violência, o crime organizado e as verbas que cada nação destina às forças militares. A Noruega ficou em 1.º, Portugal ficou em 9.º, os EUA em 96º, Angola é o 10.º país mais perigoso do mundo, o pior é o Iraque.
Anderson vai jogar para o Manchester United... pois, por essas e outros o meu sobrinho já ha muito que passou de fã do porto para fã do manchester... uma nova geração globalizada...
Etiquetas:
cidadania,
global,
portugal,
sinais dos tempos
terça-feira, maio 29, 2007
domingo, maio 27, 2007
rom...
... no programa biosfera, hoje Domingo às 21:15h e 29 Maio, 3ª feira, às 20h (para quem nao viu na passada 4ª feira)
Diz que é uma espécie de magazine sobre questões ambientais...
PS. nao, nao conheci a Maria Grego... porque sera que toda a gente pergunta isso?
Diz que é uma espécie de magazine sobre questões ambientais...
PS. nao, nao conheci a Maria Grego... porque sera que toda a gente pergunta isso?
sábado, maio 26, 2007
bons velhos tempos...
... da comunidade do burgal. nem as farturinhas faltaram... boa viagem camilo! quando voltares cá estaremos para te esperar :)))
sexta-feira, maio 25, 2007
compostemos
A campanha "mindelo a reciclar" começa a fazer-se sentir!
Neste momento, com 83 compostores entregues, sem contar com os que foram entregues hoje, o impacte já é visivel, nos pequenos pormenores que contam...
As pessoas falam da compostagem, as pessoas querem compostores "iguais ao vizinho", as pessoas discutem as regras e como conseguir os melhores resultados, pessoas que não têm jardim já levam os resíduos para o "compostor da patroa" ou do vizinho, relembram os tempos da "estriqueira" (onde amontoavam os organicos) e explicam com contentamento que estao a recuperar "velhos hábitos"... Esta semana recebi vários sinais destes. Não, não foi de pessoas "amigas do ambiente". Foi de pessoas "comuns".
Malta... resultou!
Parabéns a todos os que têm estado envolvidos!
Continuemos...
Etiquetas:
amigos do mindelo,
cidadania,
mindelo
Futuro do Futuro
Em setembro do ano passado coloquei a questao: haverá um futuro sustentavel para o futuro sustentavel? a resposta chegou: apesar de tudo, parece que sim. parabens aos que fizeram, aos que querem fazer e aos que deixaram fazer.
mais um dia muito bom
contares-me novidades da rom (tu, que a lideras), tratarmos do roteiro verde (que bela tarefa que temos pela frente), comer um cozido contigo (sabes, acho que és o meu "anjo da guarda"), despachar assuntos dos amigos do mindelo, descobrir que a compostagem em mindelo está a virar "moda" e que é importante para ti, sair de casa de bicicleta (ao tempo...), conhecer a (restante) familia do santos junior, ouvir historias antigas e descobrir que temos muito em comum, trocar mais historias, despachar mais assuntos, fazer a barba e tomar banho a correr (para ficar giro), emborcar um bacalhau à brás (amanha tenho que arrumar a casa!), acelerar, perder-me, encontrar-te, caminhar contigo sem destino, descobrir o galo e sentir a chuva abençoada por santiago, apertar-te, dormir pelo caminho, passar por aqui, deslizar até à cama. és mesmo fixe! obrigado!
castro laboreiro
duas "meninas" perdidas... em março desapareceu uma, em abril a outra. ambas desapareceram em Vilar, Vila do Conde. encontrem-nas por favor e digam alguma coisa à eva
quinta-feira, maio 24, 2007
terça-feira, maio 22, 2007
segunda-feira, maio 21, 2007
domingo, maio 20, 2007
ao sabor da pena
a vida vai passando e vamos acrescentando novas páginas, por vezes estreamos capitulos. muito raramente temos a necessidade e a capacidade de começar um livro novo. principalmente porque é deveras dificil cumprir o requisito fundamental: terminar o livro antigo, olhar para ele com o respeito que merece, sentir que valeu a pena, aprender com ele e guarda-lo com orgulho e acima de tudo com total desprendimento na prateleira. e por isso o mundo continua cheio de rascunhos... e também livros em branco. tive a felicidade de encontrar um... de começar a escreve-lo, inspirado e motivado, feliz da vida... nao faço a minima ideia de como vai terminar, que capitulos vai ter, que personagens ou lugares irão surgir, que altos e baixos vai relatar (nunca sabemos). mais importante do que isso, nao estou preocupado com o fim, nem com o meio e até nem com o principio. escrevo ao sabor da pena, deixo-me levar pelo encantamento de uma pagina em branco. neste momento olho o que escrevi nas ultimas 39 horas. e sorrio. foram de facto paginas muito especiais.
quinta-feira, maio 17, 2007
origem bio
o lifecooler aconselha... em Vila do Conde abriu recentemente uma loja de produtos biologicos, que ainda nao tive oportunidade de visitar... fica no predio do "bom doce"... conhecem?
quarta-feira, maio 16, 2007
"A nova primavera do político"
"Será ainda possível reconciliar as pessoas com os políticos? Numa realidade em acelerada transformação, cada vez mais os cidadãos se distanciam da política e cada vez menos intervêm na vida pública do seu país. Grande parte da população, desencantada, vê os políticos como incompetentes e incapazes de compreenderem o povo. É neste contexto que os políticos se vêem confrontados com um grande desafio: aproximarem-se dos cidadãos e adaptarem-se aos novos ensejos da globalização. É dessa conjuntura que nasce este ensaio, resultado do debate entre prestigiados sociólogos, historiadores e outros intelectuais de oito países. Uma cativante reflexão sobre a crise política dos nossos dias."
Fundação Calouste Gulbenkian
um dos próximos livros a ler, de Michel Wieviorka
terça-feira, maio 15, 2007
que dia bom
começou ontem ao almoço. a nossa partilha encheu-me de boas energias. como sabe bem sentirmos que somos compreendidos e aceites, como somos e pelo que somos. que alguém espera algo de bom de nós. à noite, antes de me deitar, desejaste-me bons sonhos. nao podia haver melhor pressagio, melhor ajuda. uma boa noite de sono, acordar "cedo", fazer a barba (para mim é sempre um começo especial... fico mais novo), dar sangue na tua companhia, para ti (que já precisaste dele), animar-me pela tua brincadeira à distancia (nao, nao desmaiei) e por pensares em mim, trabalhar e almoçar com a nossa "familia", por um mundo melhor, tomar decisões contigo, confidenciar-te os meus segredos à hora do lanche, construir contigo uma prenda futura (como soubeste que era importante?), aceitar a tua boleia, comer a tua comida (salgada ou insossa?) e brincar com a tua filha, aceitar a tua prenda de anos. deixar aqui esta mensagem, para que saibas o quanto és importante. hoje foi um dia mesmo bom. obrigado Amig@
segunda-feira, maio 14, 2007
até sempre rouxinol!
Os chilreios são aviso
Alarme premonitório:
Preservem o paraíso
Não criem um purgatório...
A reserva ornitológica
Precisa de protecção;
Dar as mãos, é a mais lógica
Arma anti-destruição!
Natureza tem razões
Que a construção bem conhece,
A ambição... não tem travões
E o acidente acontece!...
Mindelo nos arrebata
Com paisagem sedutora,
Tem força, tem alma a mata...
Com passarada canora...
Temos que, na consciência,
De todo o bom cidadão,
Meter a mão da prudência
E... tirar a conclusão!
Há que usar pedagogia
Impor o império da lei...
Palavra democracia
Seja a vontade da Grei!
É milenar tradição
Virem cá nidificar
As aves de arribação
Será "crime"!... isto "abortar"!
Destruír a Natureza
Património divinal
É pecado, com certeza,
E... pecado bem mortal!...
Rouxinol de Bernardim
acabou... assim, de repente... e deixa muita pena. nem tempo sequer tive para agradecer esta maravilha de texto, aqui no original. Obrigado rouxinol!!! Até sempre...
"Não tardou muito que, estando eu assi cuidando, sobre um verde ramo que por cima da ágoa se estendia se veo apousentar um roussinol, e começou tão docemente cantar que de todo me levou após si o meu sentido de ouvir. E ele cada vez crecia mais em seus queixumes, cada hora parecia que como cansado queria acabar, senão quando tornava como que começava então. A triste da avezinha que, estando‑se assi queixando, não sei como, caio morta sobre a ágoa, e caindo por entre as ramas, muitas folhas caíram também com ela! pareçeo aquilo sinal de pesar àquele arvoredo seu caso tão desestrado. Levava‑a após si a ágoa e as folhas após ela. Quisera‑a eu tomar, mas por a corrente que ali fazia grande, e por o mato que dali para baixo acerca do rio logo estava, prestesmente se me alongou da vista. Mas o coração me doeu tanto então em ver tão asinha morto quem antes, tão pouco havia, que vira estar cantando, que não pude ter as lágrimas." de Menina e Moça de Bernardim Ribeiro, encontrado aqui
nao percam tempo...
... este blog é que é fixe!
(ou não fosse da póvoa, essa terra misteriosa de francesinhas pequeninas e areias grossas)
(ou não fosse da póvoa, essa terra misteriosa de francesinhas pequeninas e areias grossas)
domingo, maio 13, 2007
CMIA (III)
olá "espécie invasora"!
ora bem, antes de mais uma confissão. sim, estou "ressabiado". por 4 razões: 1) apresentei uma proposta de parceria para a dinamização do CMIA CMVC/Amigos do Mindelo, para a qual nunca tive resposta; a CMVC preferiu o CIIMAR (onde trabalham pessoas excelentes, diga-se, em abono da verdade); 2) a CMVC/CIIMAR contratou pessoas de uma forma um pouco... digamos, tendenciosa, preterindo uma amiga minha que seria uma contratação (quase) inevitavel dada a sua experiencia; 3) a CMVC/Governo desperdiçou muito dinheiro nosso com o CMIA, já que o centro ciencia viva, ali bem perto, assume praticamente a mesma vocação; 4) o CMIA foi usado de forma vergonhosa com fins politicos, antes das ultimas eleições autarquicas, com aquela inauguração "forçada". Bem, agora que abri a porta do armario e deixei sair os esqueletos, posso dizer que continuo com as maiores expectativas face ao trabalho a desenvolver pelo CMIA, ao contrario de muita gente (eu já dei o meu contributo ao picar-vos). E acho óptimo que façam visitas à ROM e a Mindelo. Duvido é que queiram mostrar toda a verdade dos últimos 50 anos.
Aproveito a proposito para sugerir um outro itinerário para uma visita: a antiga pedreira, cheia até cima de lixo (segundo soube, do parque de campismo), onde existe o mais fantastico conjunto de sobreiros da ROM. Curiosamente, mais uma área ratada à anunciada paisagem protegida...
PS. como já reparaste, a imagem é de um medronheiro, que não é uma espécie invasora... ofereceram-me um nos anos e já está plantado num dos "jardins da ROM". é, passo a vida a criticar, eu sei. e tu?
Etiquetas:
amigos do mindelo,
rom,
vila do conde
estamos acordados?
um dos melhores violinistas do mundo, a tocar algumas das composições mais famosas da história, num stradivarius (ele prório uma obra de arte avaliada em 3,5 milhoes de dolares)... incognito, numa estação de metro, algures em washigton... 1097 pessoas passaram por ele durante 43 minutos... pouquissimas pararam para ouvir. ao todo arrecadou 32,17 doláres, que daria para comprar um dos bilhetes rascas para o concerto de hoje à noite em Houston. Um teste à nossa capacidade de apreciar a vida, de aproveitar as oportunidades que surgem (mesmo que nos momentos mais "inconvenientes"), de reconhecer a beleza. Falhamos.
sábado, maio 12, 2007
quinta-feira, maio 10, 2007
Visitas a Mindelo
não quero deixar de dar o meu contributo para as visitas que se anunciam. sugiro algo como o que fiz hoje de manha, com uma biologa do CIBIO/Vairão, especialista em anfibios (o Mindelo é considerada uma das áreas em Portugal com maior diversidade destes animais), e um fotografo de natureza: começar pelas lagoas de mindelo (as tais que foram retiradas da proposta da nova area protegida, apesar dos nossos protestos, já que sao/eram um dos locais de maior biodiversidade da regiao, de acordo com um estudo da mesma equipa que fez a proposta para a nova ROM), onde se pode constatar que 90% da área foi recentemente aterrada e se plantaram eucaliptos (ainda assim encontramos algumas especies "protegidas"), e seguir para a área do Nassica, onde se constata a mesma coisa, embora neste caso os eucalitos sejam lojas e parques de estacionamento (nas poucas lagoas que restam ainda, no meio dos aterros, podem-se encontrar anfibios raros e até vimos um pato-real, para nao falar nos dois patos dos seguranças que se vieram meter connosco).
(tenho um pressentimento que os sapos ainda vão passar a ser um tema importante neste blog, daqueles que custam a engolir, ou daqueles encantados que se transformam...)
uma coisa é certa, a natureza, aquela de que fazemos parte, continua a soprar forte e indomavel, e, apesar de ter parecido um relato triste, continua extremamente bela, pelo menos aos meus olhos). mesmo no meio do "caos", hoje consegui apreciar a sua tranquilidade... ainda que por breves momentos, é certo... obrigado corredoras
finalmente...
O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde já vai a abrir!
interessante a lista de colaboradores, só nomes "conhecidos":
Coordenação CM Vila do Conde - António da Costa Rei
Coordenação CMIA – Mariana Cruz e Nuno Ferreiro
Monitores – Tânia Ribeiro e Ana Laranja
...
quanto ao primeiro, já o mencionei aqui e tem uma "fama" que o precede... a última despensa apresentações: é apenas mais um exemplo do que é preciso para se arranjar emprego em vila do conde... nao, nao estou a falar de cunhas, deus credo, basta ler as cronicas do pai, a pessoa mais politicamente integra da cidade... estou a falar obviamente da formação solida em ambiente e da experiencia que teve na agenda 21 de mindelo, em bom tempo
mas mais interessante mesmo são as actividades, nomeadamente as visitas guiadas, que estou ansioso por experimentar:
"Visitas a Mindelo
Especialistas da fauna e flora desta zona do concelho de Vila do Conde falar-nos-ão da história deste local, desde os tempos em que o Prof. Santos Júnior a estudava até hoje. As espécies, os perigos, mas também o futuro esperado para esta área."
finalmente, posso-me reformar...
xiça, até que enfim
célia
faz anos hoje (ou melhor ontem)... aliás, metade da comunidade faz anos em maio... porque será? ora bem, agosto, verão... amanha (ops, já é hoje) é a vez da claudia, eu e a paula já fizemos... deu direito a um animado jantar no zé das letras... a célia, bem, só posso dizer que me ofereceu a prenda mais "util" nos meus anos: a minha primeira sessao de reiki... devo dizer que o problemita nas minhas costas... esfumou-se. é, acho que o que todos precisamos mesmo é de mãos que nos ajudem a (re)encontrar as boas energias...
quarta-feira, maio 09, 2007
corredoras
hoje a vida deu-me a maior lição que podia dar, como sempre da forma mais dolorosa possivel... ainda agora sinto um aperto enorme na coração, que todos conhecem. e que é insuportavel. estarei à altura de aprender a lição? nao sei. só o tempo o dirá, mas sei que disso depende a minha felicidade e por isso irei tentar, por muito que custe. o post mais importante dos ultimos 34 anos... podem esquecer muitos dos ultimos, nao passam de enganos, a mim proprio e aos meus amigos, velhos e novos. como preciso da vossa ajuda, mais do que nunca, para sobreviver e aprender esta lição...
nos ultimos anos aprendi uma outra, igualmente fundamental. foi-me dita pela pessoa mais especial para mim, com quem partilhei o prazer e a dor infinitos: alguem que corre a olhar para trás, está sempre a tropeçar. como tudo aquilo que precisamos de saber na vida, é bem simples na teoria. e bem complicado na pratica. a custo descobri como vencer essa força que nos atrai para o passado, para as boas recordações, as aguas passadas. aprendi a olhar em frente. libertei-me. sorri de novo.
hoje a vida ensinou-me outra coisa. ensinou-me, à bruta e sem apelo nem agravo, que quem corre a olhar o horizonte, acaba tb por tropeçar. cai. estatelei-me, melhor dizendo. magoei-me à seria. nao estava a olhar o horizonte, olhava a lua, enfeitiçado! e por isso a queda foi maior e mais repentina.
resta-me lamber as feridas e desta vez nao voltar ao mesmo. levantar-me e nao começar outra vez a correr, mirando o infinito ou a miragem. aprender a correr olhando o chão, estudando o caminho em frente e em redor, saltando as pedras que me podiam fazer tropeçar. saber parar de vez em quando e apreciar o horizonte para retomar forças. mas, acima de tudo, saber apreciar a corrida, festejar o simples facto de estar vivo, de percorrer o caminho, acompanhado ou só. explorando cada surpresa, apreciando cada pormenor, encarando os problemas como oportunidades... agarrar o momento presente, sem estar preso ao passado e a nenhum futuro ou destino inventado.
estatelei-me. resta-me reunir forças para me levantar, começar caminhando e seguir correndo. vou conseguir. a lição foi demasiado forte para a ignorar. desta vez vou conseguir. nao fosse eu um dos bravos do mindelo! obrigado corredora
terça-feira, maio 08, 2007
todo o tempo do mundo
"Houve um tempo em que julguei
Que o valor do que fazia
Era tal que se eu parasse
o mundo à volta ruía
...
Agora em tudo o que faço
O tempo é tão relativo
Podes vir por um abraço
Podes vir sem ter motivo
Tens em mim o teu espaço"
até podia colocar aqui a música, mas desgraçadamente já nao consigo ouvir o rui veloso...
Que o valor do que fazia
Era tal que se eu parasse
o mundo à volta ruía
...
Agora em tudo o que faço
O tempo é tão relativo
Podes vir por um abraço
Podes vir sem ter motivo
Tens em mim o teu espaço"
até podia colocar aqui a música, mas desgraçadamente já nao consigo ouvir o rui veloso...
a minha vida
oscila assim, entre maravilhosamente simples e estupidamente complicada, sem nada mudar, sem (quase nada) acontecer. lá está a minha bipolaridade a fazer das suas. mas desta vez ela nao vai ganhar, ai isso é que nao! desta vez está demasiado em jogo para eu me deixar distrair... respira fundo... dou-te o direito de mandares um email complicado, mas a partir dai vai ser tudo simples OK? caminhar, caminhar... vá lá, pedro. tu consegues, e tens a melhor ajuda do mundo, o melhor motivo... nao, nao, nao sejas pessimista, afasta a insegurança... respira fundo... respira fundo... ............. tens umas maos lindas, gosto particularmente do reflexo esverdeado... eternamente? para sempre basta-me
segunda-feira, maio 07, 2007
trenguices :))
OK, mais vale tarde do que nunca... por isso vou aceitar responder ao desafio do siX, a quem agradeço a "distinção" (às vezes nao acham que escrevemos - quase só - para nós proprios?)...
ora bem, as minhas 5 preferencias, e para nao repetir as escolhas do siX (se nao lá aparecia o irreal), são os números 4, 6, 8, 12 e 13 da lista à direita, absolutamente incompleta
ora bem, as minhas 5 preferencias, e para nao repetir as escolhas do siX (se nao lá aparecia o irreal), são os números 4, 6, 8, 12 e 13 da lista à direita, absolutamente incompleta
ano zero
o ano passado foi muito especial... tive quase 40 pessoas no meu almoço de aniversário e a maior parte delas participou na limpeza da praia de mindelo (é, eu gosto de fazer uns programinhas "alternativos" hi hi). a prenda que mais marcou foi a da comunidade... juntaram fotografias deste blog, andaram a vasculhar nos albuns de familia sem eu saber, juntaram tudo com um texto que eu escrevi e fizeram um puzzle que tive que montar... fantastico!
os 33 anos anos foram, de certa forma, um ano de balanço e de digestão do que estava para trás, de reunir fragmentos e limpar destroços, por isso a prenda nao podia ser mais pertinente... (nem a actividade).
este ano o desafio foi fazermo-nos novamente ao caminho, e logo a etapa mais bela de todas que vao daqui até Santiago. A comunidade desta vez ofereceu-me um inesquecivel cabaz de "guloseimas"... gostei particularmente do facto de que cada "peça" era de certa forma um reflexo da sua vivencia, dos seus gostos, daquilo que os identifica e do que mais aprecio em cada um, da diversidade do grupo... seja biscoitos caseiros enfeitados de corações ou com sabor tradicional a vinho-do-porto, uma cosmopolita garrafa de champagne ou de vinho biológico de apurado gosto, um album de fotografias de uma viagem marcante ou um "suculento" queijo feito por mãos fortes e autenticas... sem esquecer o Reiki... e a fantastica surpresa dos pais, entretanto retribuida (curiosa esta circulação de bolos maternos).
mas, tenho que dizer que a "oferta" que marcou mais, pelo significado que lhe atribui, foi o singelo bolo de noz dos meus formandos do vale do minho, encimado por uma vela com um simples "0". Será assim este ano, um sereno recomeçar.
Nao quero deixar de agradecer a todos os que estiveram presentes, seja por sms, telefone, email, desembarque ou pessoalmente: toda a comunidade do burgal, em sentido alargado, carlos/tiza/ines/ana (que adorei conhecer), marta e ana afonso, são, sónia, quental, ribeiro, isabel... filipe, seforis, filipa... lena, JL/catarina/alice, e até o luciano, a marta e os pais, o mig, a calmeiro/nuno/marta, a paúl, a bety/nuno/nuninho, a cristina, o cristian, a yana, todo o pessoal do VM, para além da familia claro, e da ana (aguardo ansiosamente a minha prenda). se me esqueci de alguem, perdoem-me. Voces sao o máximo (todos os dias)! foi (quase) um prazer ficar um ano mais velho :)
sexta-feira, maio 04, 2007
quinta-feira, maio 03, 2007
distancias
50km, 30 min... cada vez mais curtos... espaço e tempo, absolutamente relativos... sinto que naquele dia estive no sitio certo na altura certa... obrigado!
quarta-feira, maio 02, 2007
21 anos de indigestão...
... de saudades de ti... partilhamos o mesmo quarto, muitas vezes o mesmo nome, quase os mesmos genes, e eu busco ainda o destino que te fugiu, sem saber onde procurar...
e de repente...
o dia chegou, o dia passou, assim como a ansiedade... a onda espraiou-se tranquila na praia... senti-te perto, senti-me bem... incrivel como de repente, sem pré-aviso, todo o mundo muda, ou nós mudamos, ou nada muda, mas nada parece igual... hoje, e mais uma vez, sinto-me abençoado pela chuva, que lavou da minha alma tanto pó acumulado... muito, ou muito pouco, ficou por fizer, se calhar o mais importante, se calhar o obvio, ou se calhar... o melhor é aproveitar esta leveza toda de que já nao tinha recordação e subir acima das nuvens, hoje para apreciar a lua cheia, amanha o calor do sol
Subscrever:
Mensagens (Atom)