domingo, janeiro 07, 2007

DoCEIA




o CEIA, Centro de Educação e Interpretação Ambiental de Corno de Bico, abriu ao público no dia 2 de janeiro. sem inauguração oficial porque ninguem do governo se dignou a percorrer os 425km que o separam do terreiro do paço. nem sequer o ex-secretario de estado adjunto do ambiente que lançou as bases (as suas ou do CEIA? fica a duvida sobre os seus propositos) e hoje está sempre (pre)ocupado com outras coisas.
2007, sete anos depois da criação da area de paisagem protegida que alberga um dos mais antigos carvalhais do pais. uma estrutura imponente, nova mas que nao se esqueceu de recuperar a casa do professor e a escola primária de Chã de Lamas, pertecentes à antiga Colónia Agrícola da Boalhosa, criada nos idos anos 50 do século XX (para quando um novo projecto de colonização interna?).
Para o construir foram buscar mais de um milhao de euros ao POA. triste o concelho que esbanja estas oportunidades. uns têm corno de bico, a outros resta-lhes a dor.

PS1: para a historia ficara este primeiro grupo de visitantes da area protegida: os mais ilustres da regiao, sem falsas modestias que nao é de mim que falo. liderados pelo presidente da camara e pelo vereador do ambiente, seguidos pelos meus fantasticos formandos. ainda este mes lá voltarei, contigo se o quiseres.

PS2: nao ficaram para a historia mas passaram a ela, todos os protestos e demandas contra a area protegida. "vamos ficar sem terrenos", "nao vamos poder cortar arvores", "nao vamos poder construir", mitos que se afundaram com os perversos lideres de opiniao que tb em mindelo, um dia, irao ficar nus.

Sem comentários: