quarta-feira, janeiro 03, 2007

duvida existencial


qual a minha profissao? hummmm.... pergunta basica nao? pelo menos para a maior parte dos comuns mortais. nao para mim. legalmente sou engenheiro. assim estou registado, de acordo com o que estudei na faculdade. mas se é verdade que esses anos me formataram de forma irreversivel, nao posso dizer que seja engenheiro... durante anos trabalhei em educação ambiental (educador ambiental?) mas na realidade o que fazia era assumir a coordenação de projectos, por isso acabei por decidir que era isso mesmo, gestor de projectos (uma profissao que até associação tem), neste caso, projectos de ambiente. mas nunca achei que ficasse bem explicito... agora trabalho na area da participação publica, que nao é mais do que facilitar a interacção entre estado e individuo, ajudando os cidadaos a definir consensos e objectivos comuns. facilitador portanto. uma bela profissao. mas na realidade eu nao me mantenho à parte dos acontecimentos. gosto de intervir activamente, de ajudar a definir novos rumos: planeador? tb soa bem. é o que faço a maior parte do tempo... olhemos para o cerne: o meu leme. a procupação de que é necessário cuidar do meio ambiente, da natureza, porque afinal fazemos parte dela e estamos a colocar em risco o actual equilibrio do qual dependemos. ambientalista portanto. afinal, é isso que faço. ecologista talvez? hum... isso parece-me mais coisa de quem prefere perspectivas cientificas e dedica-se ao estudo das interações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente. se bem que isso tb pode ser um ecologo... e sinto que fica algo de fora. se o meu leme tem sido o ambiente, as correntes que me conduzem sao mais abrangentes, a começar pelas questoes sociais, a paz... ecopacifista? na... ja estou a inventar. se bem que... nao, para já ficamos com ambientalista. suficientemente abrangente. com riscos de ser confundido com um "mero" activista de associação ambientalista, mas enfim... ambientalista seja. mas... isso é uma profissao?

PS: haja paciencia com estes posts...

Sem comentários: